DESTAQUES

Tenho muita dificuldade para esquecer do dia a dia do meu trabalho. O que faço?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Pensamentos intrusivos e ansiedade geram um círculo vicioso

por Eduardo Ferreira Santos

"Penso muito e nada me faz parar de pensar em qualquer palavra mal-entendida, não consigo relaxar. Será que estou ficando louca? Isso requer o uso de medicamento?"

Resposta: Muitas vezes, ter um pensamento recorrente, que se "agarra" à mente e chega a perturbar pode ser um sintoma de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). O TOC exige sim tratamento até mesmo com o uso de medicação específica.

No TOC há muita ansiedade também que, até mesmo, pode ser a origem do pensamento obsessivo.

O espectro ansiedade-fobia-obsessão/compulsão-depressão pertence a um mesmo eixo neuropsicoplógico ligado ao déficit de serotonina e ainda não está muito clara a explicação do mecanismo dessas manifestações.

No que pude entender na questão dessa leitora, é que o predomínio dos pensamentos intrusivos e obsessivos determinam sua angústia e sofrimento, gerando um "circulo vicioso": pensamentos intrusivos-ansiedade-mais pensamentos intrusivos-mais ansiedade e assim por diante.

Sugiro procurar ajuda de um psiquiatra-psicoterapeuta e expor exatamente o que está acontecendo com você. Certamente ele (a) saberá como conduzir essa situação.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.