Qual é o maior obstáculo à felicidade?

por Joel Rennó Jr.

A busca da felicidade é o sonho de consumo da sociedade atual. Todos se julgam especialistas. Não é à toa que vários livros de autoajuda que se propõem a auxiliar as pessoas na busca da tão almejada felicidade, sejam bem vendidos em todos os cantos do mundo.

Continua após publicidade

Vivemos em uma sociedade com pragmatismo fisiológico. Ou seja, há várias receitas de bolo para o alcance da qualidade de vida. Cada vez mais as escolhas individuais são relegadas a um plano de inferioridade. Daí, em certas ocasiões, as pessoas evitarem a angústia de escolha, impedindo assim o desenvolvimento maduro e equilibrado da sua individualidade.

Na prática, muitas pessoas imaturas psicologicamente tentam evitar os processos de escolhas, os quais geralmente causam conflitos. Elas se esquivam de tais responsabilidades. Porém, esses conflitos são essenciais para o nosso crescimento interno.

A nossa existência está sendo cada vez mais superficializada e banalizada… dogmas coletivos se sobrepõem aos modelos comportamentais e emocionais individuais. Isso é um obstáculo para o alcance da felicidade.

Estudo publicado pela revista Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos foi mais longe e demonstrou uma relação entre felicidade e bom funcionamento do sistema endócrino e cardiovascular. Independente de outros fatores, como o desconforto, parece haver uma associação entre biologia e felicidade. Todos já sabemos que as pessoas deprimidas ou estressadas têm maior risco de desenvolver doenças clínicas. Estressados crônicos secretam o hormônio cortisol responsável por alterações metabólicas associadas a diabetes e hipertensão.
Sociedade banal e superficial, baixa autoestima e angústia para escolher são empecilhos à felicidade

Continua após publicidade

Até o mapeamento da circuitaria – circuitos integrando diversas regiões cerebrais – responsável pela felicidade, tem sido buscado pela ciência. Recentes pesquisas implicam o neurotransmissor dopamina como uma molécula da felicidade atuando na região pré-frontal do cérebro, uma das áreas cerebrais relacionadas ao circuito feliz. Porém, aspectos subjetivos são inacessíveis a tais pesquisas. Temos que ficar atentos e precavidos contra visões reducionistas e simplistas, mesmo que elas sejam oriundas de pesquisadores sérios.

Portanto, sabemos dos benefícios gerados pela felicidade. Mas, então, por que temos tantas dificuldades em obtê-la?

O esforço para a reflexão é grande. Não há soluções coletivas e imediatas para todas as pessoas. O dinheiro, tão especulado, tem valor relativo, algumas pessoas em condições precárias de vida, por mais incrível que pareça, conseguem ser felizes. Acima de um determinado nível de renda, não há incremento da felicidade, segundo pesquisas.

Continua após publicidade

Havia a tendência oriunda do Iluminismo, quanto à promessa de que quando a ciência e a tecnologia dominassem o mundo o homem poderia viver num paraíso. Isso não se demonstrou verdadeiro. Se pudéssemos comprar a felicidade, tudo seria menos doloroso e trabalhoso, sem dúvida.

As pessoas têm se voltado pouco à exploração dos sentimentos nos dias atuais. Ficam absortas em uma competitividade estressante e escravizante. Os rótulos envolvendo padrões de consumo, status, beleza, juventude, moradia e ambiente tornaram-se símbolos de qualidade de vida e felicidade. Por que alguns, que possuem tudo isso, ainda são infelizes?

A importância da autopercepção em busca da felicidade tem um papel magnânimo. Autoimagem e autoestima estão atreladas a aspectos psicológicos saudáveis gerados desde os primórdios dos vínculos afetivos estabelecidos na infância. E isso extrapola, é claro, quaisquer razões materiais ou aspectos lógicos. Conceitos dúbios e levianos, socialmente impostos pela era da globalização consumista, têm deteriorado a individualidade do ser humano e se sobreposto à capacidade crítica individual das pessoas.

Experiências individuais relatadas em livros têm, em suma, um valor limitado. Um processo de amadurecimento psicológico amplo e re-signifcação das experiências negativas de vida deve ser buscado. Não é aleatoriamente que técnicas milenares que propõem e auxiliam o ser humano na busca do seu equilíbrio interno ganham cada vez mais destaque na sociedade atual.