Meu namorado se envolveu muito rapidamente com a minha família. E agora?

por Anette Lewin

"Estou em um relacionamento de apenas dois meses. Até gosto do meu namorado, embora não esteja totalmente certa disso, mas ele se envolveu muito rápido com minha família. Estou me sentindo sufocada por ele. O que devo fazer?"

Continua após publicidade

Resposta: Você percebeu, talvez com um pouco de atraso, que a construção da relação a dois deve ser feita… a dois!

Sua família foi colocada no meio da relação precocemente e agora você não sabe direito se gosta dele e, principalmente, se ele gosta de você ou do conforto que sente junto à nova família com que se envolveu.

Sim, existe um tempo correto para envolver familiares na relação e esse tempo depende principalmente de como caminham as coisas entre o casal. Existem namoros que se firmam mais rapidamente, outros que levam anos para se estabilizar. Assim, o que vale para determinar se já é hora de apresentar a família ao parceiro(a), é a sensação que nada do que for dito ou feito pelos parentes terá um papel muito importante no andamento da relação.

Sim, porque familiares sempre têm opiniões e, sejam elas boas ou más, representam um peso para quem está num processo de escolha amorosa.

Continua após publicidade

Agora, o mais sensato a ser feito é, aos poucos, tentar retomar a relação a dois para que ela amadureça e você possa, conscientemente, perceber se fez a escolha certa.

Como reverter a situação?

Converse com ele e exponha claramente seus sentimentos. Explique que quer evitar encontros familiares, por enquanto, para que possam escrever a história pessoal de vocês sem influência de terceiros.

Continua após publicidade

Caso tenha um bom relacionamento com sua família de origem, explique a ela sua precipitação e sua necessidade de conhecer melhor seu namorado: a sós. Caso o vinculo com sua família de origem seja, digamos, não tão aberto, apenas diminua a frequência dessas visitas.

Por outro lado, você diz que se sente sufocada por seu namorado e isso pode estar ligado a uma característica pessoal dele, nada tendo a ver com sua família de origem.

Por que me sinto sufocada pelo meu namorado?

– Será que ele quer impor suas vontades a você e alia-se à sua família para conseguir isso?

– Será que ele faz com que você se sinta insegura a seu lado?

– O que você poderia fazer para se sentir mais confortável ao lado dele?

– Ele se comporta de forma diferente quando está só com você e quando está com você no seu ambiente familiar?

Pois é, responder essas questões ajudará você a ter uma ideia melhor de quem é seu namorado, como percebe sua relação com ele e o que pode fazer para melhorá-la.