Seu parceiro te sufoca muito? Saiba o que fazer

por Eduardo Yabusaki

"Quando chega-se nesse ponto, pedir um tempo seria solução? E quando ele não respeita, mesmo tendo combinado um distanciamento? O que fazer para não romper definitivamente?"

Continua após publicidade

É comum entre os pares que uma das partes acabe sendo mais pegajosa ou afetivamente intensa, e isso nem sempre é agradável. O parceiro sente-se cercado, sufocado ou mesmo controlado pelo outro. Nessas condições a insatisfação e conflitos são inevitáveis.

Mais importante do que reconhecer que isso incomoda, e é problemático, é preciso avaliar o que gera essa discrepância de sentimentos entre ambos, para que não se crie condições adversas e insuportáveis provocadoras de rompantes emocionais e até um comprometimento na conciliação entre o casal.

Antes de pensar nas possíveis inseguranças e carências do outro, seria importante avaliar se você não tem atitudes que alimentam essas inseguranças ou "faltas afetuosas" no outro. Afinal, cada um de nós tem diferentes necessidades. Será que por você não ser tão carinhosa, estaria assim aumentando a carência de seu par? Ou por se sentir tão segura e confiante no relacionamento, acaba despertando no seu par incertezas?

É preciso também ter claro quem é esse par, ou seja, como ele foi desde que se conheceram. Afinal, se ele sempre foi mais afetuoso, carinhoso, ou mesmo carente emocionalmente, isso provavelmente deve continuar ou dependendo da interação entre vocês, pode até se acentuar. Portanto, verifique se isso apareceu de repente ou se já não era uma característica existente e só agora você tem percebido mais claramente.

Continua após publicidade

Tudo dentro de um relacionamento é passível de reflexão, reavaliação e consequente mudança. Entretanto, reconhecidamente nem sempre é um processo simples ou fácil. Porém, se o sentimento entre vocês é forte e importante, sempre vale a pena!

Seis dicas para o parceiro deixar de te sufocar:

1ª) Avalie seus reais sentimentos em relação ao seu par, se gosta e o quanto gosta, é preciso que você esteja segura e certa do que quer.

Continua após publicidade

2ª) Verifique se você não alimenta essas características que já são dele. Um exemplo: se você não dá a menor satisfação do que você faz, certamente isso fará com que ele te sufoque ainda mais.

3ª) Se ele é muito carinhoso e você pouco afetuosa em suas demonstrações, certamente, ele se sentirá inseguro e carente, podendo extravasar isso de forma pegajosa. É preciso que ele se sinta seguro no relacionamento para que não tenha esse apego exagerado.

4ª) Dar um tempo será que ajuda mesmo ou vai alimentar ainda mais os conflitos e inseguranças no outro? Provavelmente despertará ainda mais incertezas e inseguranças, portanto ele poderá te sufocar ainda mais.

5ª) Vocês precisam encontrar um caminho para conversar sobre esta questão que é tão difícil e importante. Afinal, permanecer com esse sufoco e controle, poderá levar a uma situação insustentável e à ruptura definitiva. Portanto, é preciso conversar a respeito, para juntos, buscarem o caminho da resolução.

6ª) Avalie a disposição de ambos para mudar, afinal sabemos que não basta estar bem intencionado, é preciso que haja iniciativa, atitude e persistência.

Vá em frente, mãos à obra, e acredite sempre! Seja feliz!