Mito de Afrodite expressa o comportamento da mulher de hoje

por Arlete Gavranic

Apreciando uma foto do quadro de Botticelli sobre nascimento de Vênus ou Afrodite, lembrei-me de uma análise do tarô mitológico que li há algum tempo sobre Afrodite.

Continua após publicidade

Nesse artigo o autor citava três modelos – simbologias que tinham a representação de Afrodite: a Afrodite Urânia, figura virginal, modelo do amor maternal; símbolo de beleza, sensibilidade e sensualidade instintivamente pura – como a beleza do mar ou da pérola (símbolo do nascimento de Afrodite no quadro de Botticelli). Falamos aqui da mulher maternal, do amor/doação.

A Afrodite Pandemia já traz à tona a representação dos desejos carnais com intenção de conquista sexual, da mulher com a lascívia, que busca prazer.

A Afrodite Atená é a guerreira, a que enfrenta os desafios do mundo em busca de sobrevivência e vitórias.

Mulheres guerreiras vivem em busca de realizar seu potencial e viver o desafio do mundo antes masculino; vivem enfrentamentos diários: na condução, no trânsito, nos locais de trabalho, na diferença injusta de salários; estudam muito, se capacitam, buscam através da "recompensa" financeira o reconhecimento profissional de sua capacidade e o sustento ( ou parte dele) de sua família.

Continua após publicidade

Mulheres que hoje buscam relacionamentos que lhes ofereçam também prazer sexual. Essa mulher moderna que aprendeu que pode e merece viver seu prazer em ser sensual, que engrandece a sua feminilidade, antes tão submissa ao desejo masculino, com a busca de viver o prazer das descobertas e sensações, sem a culpa de outrora, apesar de ainda viver o abuso de tantas violências morais e sexuais.

Mulheres que vivem aos 20, aos 30, aos 40 anos a busca da realização de um feminino maternal, seja natural, por reprodução assistida ou na adoção. Há em muitas mulheres (hoje não mais em todas) o desejo de viver esse amor/doação, criação, um amor repleto de pureza e sensibilidade, mesmo quando para isso ela tenha que reequilibrar a vida profissional com o casamento, os estudos para poder se doar e se retroalimentar dessa energia de vida que vem através de uma criança.

Mulheres que buscam o tempo todo, buscam melhorar seu relacionamento com parceiro(a), melhorar seu desejo e seu prazer sexual, buscam melhores salários/ganhos financeiros, buscam reconhecimento profissional, buscam carinho de filho, amor de adulto, buscam crescimento e fazem crescer quem anda com elas.

Continua após publicidade

A essa mulher guerreira, afetuosa, com ou sem TPM, desejosa e sensual, a todas essas mulheres "Afrodites" que habitam em cada exemplar feminino, parabéns por ser todos os dias esse exemplo de energia viva que traz ao mundo a bela e competente fonte de renovação e amor!