Ansiosa por um novo amor? Busque, mas com leveza

por Eduardo Yabusaki

Temos nos deparado com uma realidade em que mulheres estão sem um relacionamento e há tempos sozinhas. E por mais que queiram e se esforcem em buscar alguém que preencha suas expectativas, elas não encontram homens dispostos a um relacionamento compromissado.

Continua após publicidade

O que contribui para essa situação?

Primeiro

Permanecer sem um par e sem a perspectiva de encontrá-lo gera sentimentos negativos de ansiedade, apreensão e angústia. Isso em nada contribui para melhorar a motivação ou mesmo ajudar na busca por alguém.

Segundo

Continua após publicidade

Estatisticamente, segundo dados do IBGE (2013), existe um equilíbrio entre homens e mulheres solteiras, porém em algumas metrópoles como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, há uma pequena predominância de mulheres. Curiosamente, em números gerais, independente de estado civil, são 51,4 % de mulheres e 48,6 % de homens. Essa diferença não é tão significativa ao ponto de gerar uma reclamação entre as mulheres disponíveis para um relacionamento, em não encontrar homens para um envolvimento continuado.

Estatísticas à parte, fato é que de uma forma geral, independente de localidade, as mulheres têm reclamado dessa realidade. Frente a isso, como não se deixar contaminar pela descrença, desmotivação e até abrir mão de seus sonhos?

Certo é que os homens disponíveis estão menos predispostos a viver uma relação estável, seja por questões de foco e ideais de realização profissional, como por dificuldades afetivas de entrega e aprofundamento. Isso claro não é regra, porém é o que tem se propagado socialmente.

Continua após publicidade

Dicas para buscar um amor com leveza – sem transformar isso em pesadelo

1. Acredite sempre! Não se deixe contaminar pelas amigas pessimistas ou ao se deparar com dificuldades pelo caminho, como homens inconvenientes ou deselegantes.

2. Não entre na ansiedade de ter de encontrar ou conquistar alguém. Seja você mesma, em suas características, virtudes, humor, naturalidade, não queira mostrar ser quem não é.

3. Clareza e transparência para falar e demonstrar os sentimentos é sempre o melhor caminho para se mostrar e estimular o outro a também se envolver. Procure não esconder seus afetos e sentimentos, você não estará protegida, mas sim contida.

4. Ouse sem medo, é melhor tentar e não dar certo, do que se precaver e ficar imaginando como poderia ter sido. Para dar certo, é preciso fazer e viver por onde, se apesar de todo esforço, empenho e dedicação, a relação não der certo, saiba que essa é uma experiência pela qual todos passamos antes de encontrar alguém.

5. Por mais que seja difícil ou que o momento pareça ruim não desanime, não abandone seus sonhos e ideais. Lute e vença!