Como dissolver hábitos negativos no ambiente de trabalho?

por Roberto A. Santos

"O que fazer para motivar funcionários que já se encontram juntos há mais de 17 anos e possuem hábitos negativos?"

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Precisamos dividir seu problema em duas partes: os hábitos negativos e a falta de motivação do pessoal que trabalha junto há 17 anos.

Primeiro, se hábitos negativos sobreviveram ao longo de tantos anos, é porque nunca houve nenhuma pressão para mudar ou uma consequência negativa para sua manutenção, logo não se pode esperar uma mudança se nada mudar no ambiente. Você terá que explicar porque esses hábitos são negativos, pedir uma mudança, ajudá-los na transição e aplicar conseqüências para aqueles que não mudarem.

Segundo, a ciência do comportamento concluiu que você não consegue motivar ninguém. O que pode ser feito é evitar a desmotivação gerada pelo trabalho, ambiente, etc, e imagino que estes elementos são muito comuns no serviço público. Se você conseguir rearranjar as tarefas, designar trabalhos desafiantes e de acordo com as vocações e motivações pessoais, talvez a motivação intrínseca das pessoas possa emergir.

Meu chefe me desmoraliza na frente dos colegas. O que fazer?
Desde que consegui novos clientes para minha empresa, meu chefe me trata com cinismo e não perde a oportunidade de destacar meus erros para a equipe. Não sei mais o que fazer e não tenho como mudar imediatamente de emprego, pois preciso do dinheiro.

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Resposta: É incrível como a incompetência gerencial assola a motivação e a produtividade das empresas, não? Você diz que está trazendo clientes para a empresa e é criticada em público. Bem, sem conhecer mais sobre a situação, seu superior e você, o que posso sugerir-lhe é marcar uma reunião com esta pessoa, num horário tranqüilo, sem interrupções, onde você possa expor suas preocupações quanto aos feedbacks que você tem recebido sobre seu desempenho, pedir uma orientação dele para poder trabalhar com um melhor clima e atendendo às expectativas dele e da empresa. Procure mostrar-se aberta para escutar, sem ser defensiva, com uma atitude positiva de querer resolver as diferenças. Se isso não funcionar, e se houver uma “política de portas abertas” na empresa, solicite uma conversa com o chefe desse superior para expor o problema. Porém, se chegar neste ponto, caso a empresa não seja muito confiável, esteja preparada para colisão e ter que procurar novo emprego. Boa sorte!