Compulsão sexual: é possível tratá-la pela MTC?

por Jou Eel Jia

A compulsão sexual faz parte da síndrome de transtorno de ansiedade, um quadro que pode ser transitório. A pessoa que apresenta essa síndrome pode manifestar: síndrome de fobia, depressão, bulimia e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Pode haver TOC por alimentos (não se consegue parar de comer) por pensamentos (pensamentos repetitivos e obsessivos) ou obsessão sexual.

Continua após publicidade

Por isso a MTC considera como um distúrbio da energia do coração, especificamente o alojamento de calor interno sobre a energia Yang do coração. As causas normalmente são devido à deficiência de jing (essência) da energia do rim. Ou seja, com a diminuição da energia renal, aumenta-se o calor interno, que se transforma em fogo e ataca a energia do coração. A compulsão sexual é uma forma de se descarregar a ansiedade por via libidinosa, assim também pode ocorrer na alimentação ou com os vícios.

Os yogues consideram a compulsão sexual como um processo de desequilíbrio do chacra básico que corresponde na MTC a estagnação da energia do fígado do tipo 5 (existe uma classificação com 5 tipos), onde a pessoa perde a consciência do plexo solar – a região abdominal. Dessa forma a pessoa usa a compulsão como válvula de escape para sua ansiedade.

Através de alguns pontos específicos de acupuntura podemos diminuir a ansiedade, reduzindo a necessidade de compensação. Inclusive alguns chás como valeriana, lúpulo, melissa e mulungu, podem aliviar essa compulsão. Deve-se tomar uma xícara à noite antes de se deitar.