Descubra qual alimento pode equilibrar seu estado emocional

por Jou Eel Jia

As cinco formas de movimentos da energia da natureza são representados por Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água representam, segundo a MTC, tudo o que existe no universo, ou seja, a interação entre o micro e o macrocosmo. Portanto, esses cinco elementos estão intrinsecamente ligados à nossa personalidade e à nossa alimentação. Por essa ótica, a MTC considera que o ambiente, nosso estado físico e emocional em relação ao mundo e a nossa personalidade vão influenciar no que desejaremos comer.

Continua após publicidade

Não se trata de uma mera vontade simplesmente, mas de uma necessidade do organismo em suprir a falta de um determinado tipo de energia ou de compensar o seu excesso. Por exemplo, se você estiver triste, deverá comer algo do elemento Fogo (alimentos de sabor amargo, como o jiló, por exemplo), já que o fogo *controla o metal, que é o elemento que rege a tristeza. Mas se ficar com excesso do elemento Fogo, deverá ingerir alimento do elemento Água – alimentos salgados – já que a água controla o fogo.

Os cinco elementos estão relacionados aos órgãos e aos temperamentos. Um se sobrepõe ao outro

– A energia do coração se relaciona com a alegria e ansiedade;
– A energia do pulmão se relaciona com a depressão e a tristeza;
– A energia do fígado se relaciona com a raiva e o rancor;
– A energia do rim se relaciona com o medo e o pânico;
– A energia do baço e do pâncreas se relacionam com a racionalização e a preocupação.

*Como os elementos se sobrepõem

Continua após publicidade

O fogo controla o metal, o metal controla a madeira, a madeira controla a terra, a terra controla a água e a água controla o fogo.

Estado emocional e o seu elemento Sabor para compensar o estado emocional Para manter o equilíbrio (compensação do excesso) Se estiver triste (Metal) Coma alimentos de sabor amargo (elemento Fogo) que controlam o metal Caso fique com excesso do elemento Fogo, coma alimentos do elemento Água: salgados Se sentir raiva (Madeira) Coma alimentos picantes (elemento Metal) que controlam a madeira Caso fique com excesso do elemento Metal, como alimentos do elemento Fogo: sabor amargo Se sentir medo e pânico (Água) Coma alimentos de sabor doce (elemento Terra) que controlam a água Caso fique com excesso do elemento Terra, como alimentos do elemento Madeira: sabor azedo Se estiver preocupado (Terra) Coma alimentos de sabor azedo (elemento Madeira) que controlam a terra Caso fique com excesso do elemento Madeira, como alimentos do elemento metal: sabor picante Se sentir ansiedade (Fogo) Coma alimentos de sabor salgado (elemento Água) que controlam o fogo Caso fique com excesso do elemento Água. Coma alimentos do elemento Terra: sabor doce
Pessoas que têm predomínio da energia terra são mais racionais e gostam mais de sabor doce

Quem tem predominância da energia do metal gosta de sabores picantes como gengibre, alho

Continua após publicidade

Quem tem predominância da energia da água gosta de alimentos salgados

Quem tem predominância da energia da madeira gosta de alimentos azedos

Quem tem predominância da energia fogo gosta de alimentos amargos

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento