DESTAQUES

É possível tratar da prisão de ventre infantil através da MTC?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
80% dos casos de prisão de ventre infantil podem ser de fundo emocional

por Jou Eel Jia

Boa parte da obstipação infantil (prisão de ventre) deriva-se de um processo emocional intenso que ocorre com a criança, estima-se que mais de 80% são de origem *psicogênica apenas 20% tem como causa algum tipo de efeito congênito.

Essas obstipações muitas vezes ocorrem em crianças ansiosas e inseguras. É comum vermos as crianças vivendo conflitos ou preocupações dos pais.

A MTC considera a obstipação infantil uma deficiência da energia do BP (baço-pâncreas) que não consegue fazer o processo de digestão. Isso pode ocorrer devido à ingestão de alimentos que provocam distúrbios energéticos tais como: excesso de carne, massas refinadas, doces, condimentos e embutidos.

Portanto, uma alimentação saudável é crucial para prevenir a obstipação infantil. Além do mais, alimentos enlatados, carne, massas refinadas, e principalmente o açúcar, provocam a turvacidade que evolui para mucosidade e afeta o funcionamento normal do intestino. Isso gera muitos gases e perda do ritmo intestinal.

O estimulo emocional excessivo provocado pela televisão e cobranças na escola para cumprir as tarefas podem alterar a energia do coração e do fígado; isso perturba a energia do BP, em consequência ocorre a obstipação infantil que pode chegar à síndrome do cólon irritável.

O tratamento consiste primeiro em um alimentação saudável rica em fibras tais como massa integral, frutas, verduras e legumes, evitando doces, refrigerantes chocolates e principalmente “lanchinhos” à base de farinácea. Outra medida importante é o hábito alimentar regular, comer de três em três horas com as refeições principais bem definidas. Outra atitude é a higiene mental, proporcionar um ambiente saudável e reduzir os conflitos.

* Estudo da origem e desenvolvimento dos processos mentais ou psicológicos, da mente ou da personalidade; PSICOGENIA. Fonte iDicionário Aulete




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.