Sou tímida, independente e uma negação no amor. Como mudar isso?

por Eduardo Yabusaki

Vivemos uma realidade em que cada vez mais a mulher ocupa o seu papel de liderança tanto quanto os homens, seja profissionalmente ou socialmente.

Continua após publicidade

No entanto, essas conquistas exigiram um grau de dedicação e entrega extrema, não permitindo muitas vezes que pudesse dar atenção aos seus desejos.

Chega uma hora em que o sucesso profissional aliado à independência financeira não são mais satisfatórios. A mulher se vê e se sente, "de repente", sozinha. Inclusive pode ter sofrido o abandono de um par amoroso por conta dessa carreira.

Ao viver tudo isso, como buscar uma saída, tendo essa angústia de sentir-se um fracasso no amor?

Como mudar, já que se sente tão distante do afeto?

Continua após publicidade

Certamente não é um caminho fácil. Após ter passado anos nessa busca desenfreada pelo sucesso profissional, não ter com quem compartilhá-lo, pode ser mais sofrido do que prazeroso, pois vem à tona o quanto foi absorvida pela carreira e descuidou desse aspecto da vida.

É preciso ter claro que será necessário empreender mudanças, para que possa se expor, se aproximar e consequentemente se envolver com pessoas interessantes.

Sete dicas para vencer a timidez e voltar à ativa na vida amorosa:

Continua após publicidade

1ª) Paquerar e namorar só mais adiante, só se o inesperado (ou destino), a intuição e o seus sentimentos te “empurrarem” e, principalmente,  te encorajarem para isso – o que pode ser realmente difícil para quem é muito tímida.    

2ª) Procurar velhas amizades ou fazer novas pode ser um caminho facilitador para interação e contatos sociais mais próximos; além de eventualmente um amiga (o) ter alguém interessante para te apresentar.

3ª) A aproximação inicial pode ser estranha ou constrangedora, mas é preciso vencer essas dificuldades e se abrir.

4ª) Medos, inseguranças e incertezas fazem parte de todo início de convivência, não ceda à acomodação e se motive para paquerar e flertar. Isso pode não acontecer de cara, mas o mais importante é não desanimar.  

5ª) Caso tenha alguma decepção ao trilhar esse caminho, não desanime. Pode ser necessário fazer várias tentativas.  

6º) Não se sinta intimidada em expor seu desejo de ter um parceiro num relacionamento compromissado. Nem tão pouco deixe de expressar seus sentimentos e emoções quando eles acontecerem, pois muitas vezes deixamos de demonstrá-los e perdemos a oportunidade do momento, que poderia trazer outro significado.

7ª) Nunca abandone seu sonho de ter um relacionamento e tenha em si a clareza de que ele terá que ser construído, não vem pronto e precisa do envolvimento e empenho de ambos.