Como faço para parar de tomar antidepressivo?

por Joel Rennó Jr.

"Tomo há vários anos e não consigo sair. Será que meu organismo já se viciou? Vou sofrer com depressão o resto da vida?"

Continua após publicidade

Resposta: Em primeiro lugar, quero deixar claro que antidepressivo não causa dependência. O que ocorre é que algumas pessoas têm a forma crônica da síndrome depressiva, com períodos de melhora alternados com períodos de piora. A depressão, do subtipo recorrente, é um exemplo assim.

A depressão pode exigir controle contínuo, com avaliações psiquiátricas regulares. Em algumas situações, pode ser necessário a troca ou associação de medicamentos; ou até o ajuste de dosagens.

Aspectos psicológicos também precisam ser trabalhados através da psicoterapia que auxilia muito na elaboração de conflitos intrapsíquicos, na mudança de foco dos pensamentos automáticos negativos perante situações vitais estressoras e também mudanças de comportamento e hábitos de vida essenciais para a plena recuperação e reabilitação psicossocial dos pacientes.

A depressão não pode ser subtratada, com a persistência de sintomas residuais, apesar da melhora clínica. O tratamento exige a remissão completa dos sintomas.

Continua após publicidade

Converse sempre com o médico psiquiatra que a acompanha. Isso é o mais importante sempre!