Será que você é uma mulher de classe?

por Sonia Corazza

Como se tornar uma mulher de classe?

Continua após publicidade

É fácil pensar em mulheres assim, na nossa lembrança virão sempre pessoas finas, educadas e suaves. A mínima lembrança de Jackie Kennedy traz à mente uma mulher de sorriso inesquecível, roupas impecáveis, dentro de um estilo pessoal que aliava cortes clássicos e sofisticados a um desenho simples, que respeitava seu tipo físico e o desejo de se sentir bem.

Jackie lançou moda com as calças capri, grandes óculos ovais e mocassins confortáveis. O oposto de ser/estar espalhafatosa, optava sempre por cores únicas, cabelos na altura dos ombros e colar de pérolas. Uma mulher de classe, sem dúvida alguma.

Coco Chanel inventou a mulher de classe, Carolina Herrera é uma mulher de classe, Costanza Pascolato, elegante e ousada ao mesmo tempo, também merece ostentar o título. Mas será somente questão de poder aquisitivo? Como muito bem dito pela Glória Kalil, em seu livro Chic,
"Perua é o o sintoma de uma doença: exibicionismo financeiro". Corretíssimo!

Ser uma mulher de classe significa se olhar ao espelho com objetividade, fazer um retrato exato de suas características e buscar possibilidades para evidenciar os pontos positivos. Quem é mais introvertida nem pode pensar em abusar das estampas psicodélicas à la Emilio Pucci. Enquanto que uma personalidade mais sensual pode ter como base as inspirações que John Galliano trouxe para a Dior destes dias.

Continua após publicidade

A harmonia básica do guarda-roupa Armani faz de qualquer mulher de paletó uma mulher de classe. Mas o importante sempre é manter o seu estilo, sua forma de se comunicar com o mundo, mostrando quem você é.

A moda é passageira, mas o vestir-se bem é atemporal. A diferença está na escolha pessoal das roupas, acessórios, corte de cabelo, make-up, perfume, sapatos e tudo mais, tendo como foco você em equilíbrio. Desde a mera aquisição de uma camiseta e um par de sandálias, a compra deve ser realizada com base no visual harmônico e no conforto.

Ser uma mulher de classe significa se conhecer e saber aproveitar o melhor de você. Significa se respeitar e adaptar a moda ao seu estilo pessoal. Bom senso e olhar apurado são requisitos fundamentais para acertar sempre.

Continua após publicidade

Mas de nada adianta ser "por fora bela viola, e por dentro pão bolorento", como dizia o antigo ditado. Forma sem conteúdo não pára em pé. Uma mulher vazia, mal-educada, grossa e petulante pode usar sapatos Salvatore Ferragamo, bolsa Ungaro, vestido Givenchy, acessórios Prada, jóias Tiffany e casaco Louis Vuitton, que jamais será uma mulher de classe.