Namorado com dependência química? Saiba lidar lidar com a situação

por Danilo Baltieri

"Namoro um rapaz de 26 anos há um ano e meio e na época que nos conhecemos ele era usuário de drogas. Com o passar do tempo, ele foi deixando e atualmente diz que não usa mais. Posso acreditar ou devo investigar se ele continua? Porque a minha família não o aceita por saber que ele já usou e ninguém acredita que ele tenha mudado."

Continua após publicidade

Resposta: Não devemos discriminar por qualquer razão ou sob quaisquer pretextos quaisquer usuários de substâncias. Devemos tentar ajudá-los a recuperar-se e a integrar-se adequadamente ao meio social.

O “usuário” de substâncias deve receber tratamento adequado, para evitar complicações relacionadas ao seu comportamento lesivo. Paralelamente a isso, é de suma importância que o “usuário” esteja envolvido em atividades saudáveis e produtivas, tais como trabalho, estudo, esportes, etc. com bom desempenho. Os aspectos positivos e salutares da vida dele seguramente manterão o seu afastamento do consumo inadequado de substâncias.

Caso esse “usuário” seja um “dependente” de substâncias, ele deve estar inserido em alguma forma de tratamento: ambulatorial, grupos de mútua-ajuda, psicoterapias efetivas, psicofarmacológica. Um relacionamento amigável e confiável com os familiares dele ajudará ainda mais na manutenção da abstinência.

Quanto à sua decisão, é difícil tecer quaisquer comentários. Talvez, uma conversa com um profissional da saúde mental possa lhe ajudar imensamente.

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento