Meu namorado é supercompulsivo e não sai do meu pé!

por Anette Lewin

"Isso tem tratamento ou a saída seria mesmo terminar? Estou em um relacionamento compulsivo. Como devo agir, está afetando até no trabalho, será que devo fugir?"

Continua após publicidade

Resposta: Você já está fugindo! Seu relacionamento se transformou numa "brincadeira" de gato e rato com uma diferença: gato e rato agem por instinto; não têm a habilidade de pensar ou planejar seus comportamentos.

Vocês têm! Assim, se seu namorado a persegue o tempo todo, é por que você deixa, porque você dá satisfações. Afinal, ninguém fica pegando no pé do outro se o outro não permitir, não é?

Vamos ver como começou toda essa história. Sim, talvez seu namorado seja inseguro, ansioso e infantil; talvez queira, compulsivamente, ter o controle sobre a sua presença, sua pessoa e suas ações. Mas em algum momento você tentou colocar limites nesse comportamento? Ou, pelo contrário, incentivou esse "grude" em função de suas próprias inseguranças, e agora não sabe como se livrar dessa situação?

Se assim for, tente mudar o seu comportamento para ver se a reação dele tambem muda. É claro que mudanças de comportamento, na maioria dos casos, devem ser feitas de forma gradual e sutil. Afinal, se você mudar de forma brusca, pode assustar seu namorado e provocar nele reações mais obsessivas ainda! Ou afastá-lo definitivamente de você.

Continua após publicidade

Como pôr limite no "grude"

1º) Comece por avisar que andou pensando na relação de vocês, percebeu que algumas coisas não estavam funcionando direito e resolveu tentar novas formas de agir, para ver se o relacionamento amadurece sem ficar empacado em dúvidas e inseguranças. Comunique-se de forma breve e objetiva. Evite transformar esse primeiro passo numa infindável e pesada discussão.

2º) Aplique essa mesma fórmula aos questionamentos persecutórios de seu namorado. Se o foco dele estiver no que você faz quando está longe, por exemplo, responda de forma rápida e puxe o foco para o presente. Se ele criticar algo no seu comportamento, diga que vai pensar sobre isso e passe para outro tema. Tente fazer com que a relação se concentre no que vocês estão fazendo juntos; curta os momentos a dois fazendo planos, saboreando um jantar, criando momentos relaxantes e significativos. São esses momentos que vão criar a base de segurança que está faltando na relação.

Continua após publicidade

3º) Lembre-se que talvez haja alguma resistência por parte dele em aceitar essas mudanças. Mas não desista. Afinal, se você acredita que a relação pode ser melhor, deve abrir caminho para essa transformação.

4º) Você não precisa ser o "rato" só por que seu namorado quer ser o "gato". A natureza deu a você a capacidade de pensar, planejar e controlar suas atitudes e suas respostas. Use-as a seu favor.