Minha namorada tem relacionamento com uma amiga. Isso poderá ser um problema?

por Anette Lewin

Mas hoje isso não me incomoda, falamos com tranqüilidade e abertamente sobre nossos sentimentos.

Continua após publicidade

Resposta: Com o nível de consciência que você demonstra ter ao redigir seu e-mail, dificilmente uma relação não-ortodoxa poderia prejudicar você ou sua namorada. Vocês conversam, discutem a relação em alto nível. Você demonstra se conhecer bastante e esforça-se para ser cúmplice de seus sentimentos e "conversa" abertamente com eles; reconhece em você uma fantasia que quase todos os homens têm de ver duas mulheres transando; fala de ciúme com naturalidade. Enfim, me parece alguém que está bastante preparado para viver situações não convencionais assumindo o risco que elas embutem. É o que posso te dizer baseada nesse e-mail.

Nosso namoro está esfriando, mas faço tudo para agradá-la
No início era uma 'menininha', hoje é uma mulher meio secona

Resposta: Você está entrando em uma armadilha bastante complicada em função do seu modo de pensar. Não adianta você fazer de tudo para agradar sua namorada e esquecer de agradar a si mesmo. Você acaba construindo uma pessoa tirânica e sem limites que vai acabar aproveitando do que você oferece e, mesmo assim, não te dará garantias de que esse namoro dure. É preferível pensar assim: vou tentar agradá-la na mesma proporção que agrado a mim mesmo. Aí acontece um equilíbrio. Se ela realmente gostar de você, vai continuar com você. Se ela não gostar, vai terminar. As relações devem ser equilibradas. Ninguém prende ninguém à força, através de agrados nos momentos de perigo. Quanto à sua fantasia de ter uma eterna menininha a seu lado, esqueça. As pessoas crescem, evoluem e mudam. Não interprete isso como uma perda, mas como um ganho. Seja cúmplice dela nesse crescimento ao invés de ficar com medo dele. E pense bem: se ela, como você diz, é "secona" por natureza, dificilmente vai mudar. Cabe a você fazer um balaço e decidir se apesar desse lado afetivo meio seco, sua namorada, possui outras características que fazem o namoro valer a pena.

Meu namorado me pediu um tempo
Nos amamos muito, tenho certeza disso, porque amigos em comum falam

Continua após publicidade

Resposta: O que você pode fazer de mais sensato é aprender a esperar e conter essa ansiedade que acaba atrapalhando o seu namoro. Outra coisa para refletir: no amor vale o que sentimos e não o que amigos comuns falam. Preste mais atenção nos sinais trocados entre você e seu namorado do que no que os outros dizem sobre o relacionamento. Talvez, essa falta de intimidade e cumplicidade entre vocês seja o motivo de tantas brigas. Resumindo, aprenda a esperar, e, ao invés de brigar por ciúme e se preocupar com o que seu namorado faz quando está longe de você, faça e diga coisas interessantes quando estiver com ele.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento