Sou gay. Qual o momento certo para começar a namorar sério?

por Anette Lewin

"E como identificar se o parceiro está na mesma sintonia?"

Continua após publicidade

Resposta: Independentemente da opção sexual (orientação sexual), o momento certo para namorar sério está diretamente ligado ao amadurecimento afetivo dos envolvidos; conseguir pensar usando a palavra nós ao invés da palavra eu já denota algum preparo.

Identificar se o parceiro escolhido está na mesma sintonia vai depender mais dos tropeços da relação do que dos acertos. É muito fácil estar junto quando se concorda em tudo e quando se quer as mesmas coisas. Quando começam as divergências é que se pode dizer quanto a pessoa é capaz de abrir mão do que quer pelo seu parceiro. É isso que vai definir se estão na mesma sintonia ou não.

Nem todo mundo suporta namorar sério hoje em dia. No mundo gay masculino a fidelidade é rara e esse ponto deve estar bem resolvido entre os parceiros para que o namoro não termine em poucos dias. Como em geral na parceria gay não existem os filhos, a relação tem que se sustentar por si só e isso exige muita criatividade dos envolvidos.

Quem quer estabelecer uma parceria amorosa deve entender que ela não nasce pronta, que ninguém sabe ao certo o que o outro faz ou deixa de fazer e que a entrega não deve ser total e desenfreada, pois pode assustar (ou enjoar) o parceiro.

Continua após publicidade

E que cada um dos envolvidos espera, antes de mais nada, ser compreendido, respeitado, e admirado. Independentemente das regras ou do estilo que cada casal estabeleça para a sua relação.