Será que cobro muito sexo dele?

por Anette Lewin

"Fico cobrando, às vezes em pensamento, que ele fosse mais ativo, mais atuante na relação e menos acomodado."

Continua após publicidade

Resposta: É importante que você reveja alguns conceitos. Não existe normal em sexualidade. Os casais podem ter ritmos e necessidades diferentes apesar de se gostarem. Leve em conta que para o homem, mesmo jovem, pode ser difícil ter várias relações numa noite. Nem todos conseguem uma segunda ereção numa pausa curta. Com relação a você, pense no porquê dessa ansiedade toda em relação ao número de relações que vocês têm. Será que essas relações são tão sem qualidade para que a quantidade tenha um peso tão grande? Será que a relação como um todo está deixando a desejar e você usa o sexo como válvula de escape? Responda essas perguntas e elabore outras que possam te ajudar a relaxar. Muita tensão acaba com qualquer relacionamento.

Tem como eu e minha namorada prolongarmos o tempo de nossa relação?

Resposta: Dois fatores são muito importantes para que você possa controlar a ejaculação. O primeiro é não ficar ansioso e preocupado. O segundo é o treino. Você pode treinar retardar a ejaculação interrompendo o ato sexual quando você sentir que está para ejacular, aguardando um pouco, e começando novamente. Se não conseguir fazer isso na presença de sua parceira, treine através da masturbação. Lembre-se sempre que sexo deve ser encarado como um jogo e não como uma obrigação. Em geral os parceiros vão se descobrindo aos poucos e entendendo o que lhes dá um prazer maior.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade