DESTAQUES

A mãe dela não quer aceitar o nosso namoro

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Procure ir devagar com a mãe da sua namorada

por Anette Lewin

"Ela acha que a filha dela é muito criança para namorar, mas ela já tem 16 anos e me considero um cara responsável."

Resposta: A melhor forma de você mostrar à mãe de sua namorada que você é uma pessoa responsável é... aos poucos. Vamos pensar em algumas coisas. Primeiro: para essa mãe, neste momento, você é uma pessoa desconhecida que entra na família para tirar a filha do bom caminho no qual ela a colocou. A não ser em namoros "arranjados" pela família, essa rejeição inicial é bastante comum, principalmente em se tratando de filha.

Além do mais, para uma mãe, a filha começar a namorar é um sinal de que ela, mãe, está envelhecendo e nenhuma mulher gosta disso, não é? Então, vá devagar, tente estabelecer algum contato com essa mãe, tente conquistá-la através de suas atitudes. Tente, por outro lado, entender sua namorada que, de fato, ainda é muito jovem para saber exatamente o que ela quer.

Muitas vezes as meninas, quando estão indecisas, usam certas desculpas como o impedimento da família, para resolverem uma relação da qual não estão seguras.

Namorada problemática
Minha namorada está com problemas emocionais, faz terapia e diz que não quer compromisso, ela só quer sair. O que eu faço?

Resposta: Nesse momento o melhor a fazer é ter paciência. Sua namorada já está se tratando, e nessa fase é comum a pessoa ter mais dúvidas do que certezas uma vez que seus conteúdos internos estão sendo trabalhados na terapia. Existe, da parte de vocês dois, um lado que quer continuar o relacionamento e isso sinaliza uma possibilidade de amadurecimento da relação. Talvez sua namorada tenha medo de ficar muito presa a um compromisso e, nesse sentido, seria bom você refletir sobre a liberdade que tem dado a ela. Se você se sentir muito inseguro, procure uma terapia também.

Não consigo me libertar de um ex-namorado que namorei durante quatro anos
Há dois anos sempre nos vemos e nesse período ele teve quatro namoradas. Estou muito magoada, sempre fiz tudo por ele financeiramente

Resposta: Talvez quem esteja magoando você, seja você mesma ao ficar ligada a uma pessoa que, nìtidamente, está dizendo que não quer nada sério com você. O fato de você ter investido nesse relacionamento, não te dá garantias de que ele continue para sempre. E se você investiu, financeiramente, afetivamente ou de qualquer forma nessa relação, considere seu lucro como sendo a aprendizagem e os bons momentos que viveu. Procure, numa próxima relação, investir menos e mais pausadamente. Dar e receber devem ter um equilíbrio na relação amorosa. E acredite mais em você! As melhores coisas que você tem a oferecer estão em você mesma e não custam nada.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

Você sente dificuldade de sair de um relacionamento abusivo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.