A mãe dela não quer aceitar o nosso namoro

por Anette Lewin

"Ela acha que a filha dela é muito criança para namorar, mas ela já tem 16 anos e me considero um cara responsável."

Continua após publicidade

Resposta: A melhor forma de você mostrar à mãe de sua namorada que você é uma pessoa responsável é… aos poucos. Vamos pensar em algumas coisas. Primeiro: para essa mãe, neste momento, você é uma pessoa desconhecida que entra na família para tirar a filha do bom caminho no qual ela a colocou. A não ser em namoros "arranjados" pela família, essa rejeição inicial é bastante comum, principalmente em se tratando de filha.

Além do mais, para uma mãe, a filha começar a namorar é um sinal de que ela, mãe, está envelhecendo e nenhuma mulher gosta disso, não é? Então, vá devagar, tente estabelecer algum contato com essa mãe, tente conquistá-la através de suas atitudes. Tente, por outro lado, entender sua namorada que, de fato, ainda é muito jovem para saber exatamente o que ela quer.

Muitas vezes as meninas, quando estão indecisas, usam certas desculpas como o impedimento da família, para resolverem uma relação da qual não estão seguras.

Namorada problemática
Minha namorada está com problemas emocionais, faz terapia e diz que não quer compromisso, ela só quer sair. O que eu faço?

Continua após publicidade

Resposta: Nesse momento o melhor a fazer é ter paciência. Sua namorada já está se tratando, e nessa fase é comum a pessoa ter mais dúvidas do que certezas uma vez que seus conteúdos internos estão sendo trabalhados na terapia. Existe, da parte de vocês dois, um lado que quer continuar o relacionamento e isso sinaliza uma possibilidade de amadurecimento da relação. Talvez sua namorada tenha medo de ficar muito presa a um compromisso e, nesse sentido, seria bom você refletir sobre a liberdade que tem dado a ela. Se você se sentir muito inseguro, procure uma terapia também.

Não consigo me libertar de um ex-namorado que namorei durante quatro anos
Há dois anos sempre nos vemos e nesse período ele teve quatro namoradas. Estou muito magoada, sempre fiz tudo por ele financeiramente

Resposta: Talvez quem esteja magoando você, seja você mesma ao ficar ligada a uma pessoa que, nìtidamente, está dizendo que não quer nada sério com você. O fato de você ter investido nesse relacionamento, não te dá garantias de que ele continue para sempre. E se você investiu, financeiramente, afetivamente ou de qualquer forma nessa relação, considere seu lucro como sendo a aprendizagem e os bons momentos que viveu. Procure, numa próxima relação, investir menos e mais pausadamente. Dar e receber devem ter um equilíbrio na relação amorosa. E acredite mais em você! As melhores coisas que você tem a oferecer estão em você mesma e não custam nada.

Continua após publicidade

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento