Organismo produz naturalmente química das ‘bombas’

por Nuno Cobra

Lamentável! Volta e meia a mídia veicula matérias de jovens com braços dilacerados ou que chegam a morrer devido ao uso de anabolizantes. Lamentável também que em algumas academias, nem sempre sejam lugares sagrados para o devido cuidado com o corpo.

Continua após publicidade

A sociedade se esqueceu do movimento e o corpo passou a ser subjugado às 'bombas' de toda a sorte, levando os jovens a busca apressada do desenvolvimento de seus músculos. O que deveria ocorrer num processo lento e natural, através de um esforço que eleva o caráter e desenvolve a personalidade.

É triste se dar conta de que certas academias de ginástica, acabem se tornando um local de incentivo ao uso de todo tipo de estimulantes artificiais, principalmente os de esteróides anabolizantes.

Organismo produz naturalmente química das 'bombas'

Deveria ser do conhecimento público que estimulantes não deveriam ser ingeridos e sim acionados pela própria mente, para serem distribuídos na corrente circulatória. Uma vez que o organismo fabrica naturalmente esses elementos químicos, que leva a pessoa mais energia, satisfação e alegria. Aliás, o caminho para se obter isso são as próprias atividades físicas.

Continua após publicidade

Portanto, o uso de estimulantes e inaceitável e deveria ser banido das academias.

Atletas bombados

As "bombas" de todas as esferas e magnitudes são terríveis. São armas poderosas disparadas contra o próprio peito.

Continua após publicidade

Por isso jovens e participantes de academias, fiquem espertos e busquem de maneira natural, através do sono reparador, da alimentação equilibrada e, principalmente, através de uma atividade física adequada, baseada nos seus limites e nas suas possibilidades do momento.

Isto o levará ao desenvolvimento pleno e natural. Seu corpo responderá através da própria atividade física. Você ficará com o corpo esplêndido e isso ocorrerá invariavelmente, porque é uma decorrência natural do seu empenho, da sua determinação do seu envolvimento e de uma precisa orientação.

É justamente essa resposta magnífica do corpo, ao esforço correto e adequado, que apaixona os professores ligados a esse trabalho.

O seu corpo é estupendo e está ali, atento, buscando oferecer para você o melhor. Isto é da sua natureza e ele faz isto com a maior alegria e satisfação. O corpo gosta de ser acionado, de ser envolvido pelo movimento, porque isto está inserido no seu contexto genético. Apenas não o apresse, não o desvirtue. Deixe apenas que ele caminhe corretamente no seu destino de vencedor. Dê a ele um tempo. Com certeza terá o alcance dos seus objetivos.

O biótipo de cada um

Nós temos especificamente um biótipo a ser desenvolvido que é único e particular para cada um. Não queira ter um corpo igual ao de uma outra pessoa. Isto é impossível. Assim como o outro não poderá nunca ter um corpo igual ao teu.

Cada um nasce com uma predisposição genética. Uns poderão ter uma panturrilha enorme (batata da perna), outros uma pequena. Alguns poderão ter um peitoral bem desenvolvido, outros nem tanto e assim por diante…

Uns têm a facilidade de brotar rápido todos os músculos do corpo e outros uma dificuldade enorme. Como no meu caso, mas isso não impede que você dote seu corpo da necessária destreza, flexibilidade e força.

Massa muscular não significa força

Uns necessitam ter um bíceps muito grande, para possuir a mesma força que um outro consegue com um bíceps menor.

No entanto, muitos preferem os músculos grandes, mesmo que estes não sejam efetivos e produtivos. Deveria ser exatamente o contrário, porque quanto maior a sua massa muscular, mais sangue seu coração terá que bombear, tendo uma sobrecarga desnecessária, para fazer o mesmo movimento de uma pessoa dotada de uma massa muscular menor.

A coisa funciona assim: maior volume de sangue, maior gasto cardíaco, maior fabricação de radicais livres. A conseqüência é o envelhecimento precoce.

Por tudo isso esqueça as drogas. Principalmente essas que fazem crescer os seus músculos além do necessário e conveniente.

Não se deixe levar pelas histórias dos seus colegas, com 'dicas' para ter um corpo bonito, malhado e de forma rápida. Muito pelo contrário, isto vem de forma lenta para que se torne permanente.

A consolidação de seus músculos e o desenvolvimento do seu corpo deve acontecer de forma absolutamente natural.

Fuja desse ambiente hostil. Converse profundamente com seu professor de educação física, porque muitos esteróides anabolizantes podem estar inseridos dentro de alimentos aparentemente inocentes. Procure se esclarecer mais sobre os efeitos desastrosos que as 'bombas' provocam na sua saúde.