Ereção ‘formidável’ depende do bom coração

por Nuno Cobra

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-SP), homens com problemas no coração têm até quatro vezes mais chances de apresentar disfunção erétil. Ao mesmo tempo, o risco de receber o diagnóstico de doença cardiovascular também é de duas a quatro vezes maior entre pessoas com dificuldade de ereção. Segundo estudo da SBU, 54% dos brasileiros sofrem de algum grau de disfunção erétil.

Continua após publicidade

Além do mais, dados não oficiais apontam um aumento de homens acima dos 55 anos, que vão parar no pronto-socorro por usar o 'Viagra' e similares inadvertidamente. Fora os jovens que recorrerem à pílula sem necessidade.

Mas por que os homens temem tanto não conseguir a ereção?

Devido a circunstâncias culturais, a ereção quando adequada e proveitosa, adquire um significado de força e poder, promovendo uma enorme auto-estima. Por isso que além da saúde sexual, ela é tão importante.

A relação entre a ereção e o coração

Continua após publicidade

A ereção é promovida pelo preenchimento dos corpos cavernosos de sangue. Esse mecanismo especial está diretamente relacionado com a bomba ejetora (coração). É justamente o valor da ejeção sistólica (contração do músculo cardíaco) que possibilita o preenchimento desses corpos cavernosos, que irão promover a ereção. Então, a quantidade e qualidade desta ejeção é diretamente proporcional a uma maior ou menor ereção.

O movimento e a ereção

Nas décadas de 60 e 70, logo no inicio do meu trabalho com empresários e executivos, já na meia-idade, após os primeiros meses de caminhadas, ouvi declarações surpreendentes.

Continua após publicidade

Quando perguntava se estavam se sentindo melhor, desenvolvendo mais o seu trabalho, ou se estavam mais felizes, respondiam mais ou menos da mesma maneira: "Não sei ao certo se estou rendendo mais no trabalho, ou se estou melhor com a minha saúde, mas lá em casa está um espetáculo, o sexo está uma coisa doida".

Fica óbvia a relação direta do trabalho cardiovascular e desempenho sexual. Isto também é válido para as mulheres, porque esse trabalho vai promover uma melhor irrigação de sangue nos órgãos e elas ficarão mais pró ativas com hormônios estimulantes na corrente circulatória e com mais apetite sexual.

Efeito fácil

O que me impressiona é que chegamos numa loucura social, com desenvolvimento tecnológico tão abrupto e desnorteado, que as pessoas procuram sempre a forma mais cômoda para resolver também o problema da ereção. Ao invés de colocarem o 'pé na estrada' e se envolverem apaixonadamente com as caminhadas e futuras corridas, buscam o efeito fácil e tomam logo uma pílula.

Não podemos esquecer que essas pílulas que provocam esta ereção artificial, quando usada de forma aleatória e sem o devido controle médico, para casos absolutamente clínicos, acabam promovendo problemas no coração, deixando-o mais frágil e débil dificultando no futuro, ainda mais o desempenho sexual.

Por isso vamos entender definitivamente a relação maravilhosa entre virilidade e dedicação com o corpo físico, dando a ele sistematicamente o movimento agradável, para que seja realizado durante toda sua vida. Não adianta exageros e malhação estúpida, porque isso de alguma maneira pode extenuar a sua bomba ejetora, dando no mesmo.

Busque o equilíbrio e bom senso e se aplique com dedicação principalmente às caminhadas e corridas. Seu maior desempenho sexual, através de uma ereção formidável, na intensidade e duração, depende diretamente do seu envolvimento na melhoria da eficiência cardiovascular.