Estou apaixonado pelo meu amigo. Como me declarar?

por Anette Lewin

"Sou um garoto de 19 anos e nunca havia me apaixonado por ninguém na minha vida. Todo mundo falava que eu era insensível. Tenho o costume de encarar as coisas mais pelo lado racional do que pelo emocional. Porém, de uns tempos pra cá, fiz amizade com uma pessoa, que até então não significava nada pra mim, além de amigo mesmo. Aos poucos fui me aproximando, descobrindo afinidades, coisas em comum, e quando me dei conta, o cupido havia me flechado. Eu tenho dificuldade em demonstrar sentimentos, sou extrovertido, converso, brinco, dou conselhos amorosos pra todos que pedirem, mas quando é no meu caso, não sei o que fazer, tenho medo de estragar a amizade, de misturar as coisas, e isso me machuca muito, ainda mais quando ele fala que acha fulano bonito e etc e eu tenho que abrir um sorriso e disfarçar tudo o que sinto. Não sei se devo falar ou não, não sei se devo tentar esquecer, simplesmente não sei. Obrigado pela atenção!"

Continua após publicidade

Resposta: Você consegue perceber muito bem suas características pessoais e seu funcionamento interno. Muito bom para um garoto de 19 anos! Pelo jeito seu maior medo reside em correr o risco de ouvir um não caso se declare. Risco que, de fato existe. Você percebe claramente que a pessoa por quem você se considera apaixonado no momento o vê apenas como amigo! E fala sobre os outros homens que acha bonitos…

Se quiser quebrar essa barreira, só existe um jeito: arriscar!

Talvez o risco, e mesmo uma negativa, possam ser mais úteis nesse seu momento, como aprendizado,do que como uma vitória amorosa no seu currículo. Lembre-se que declarar-se amorosamente para alguém é apenas o início de um processo. E ouvir um sim significa apenas arriscar-se numa tentativa. Portanto, não custa tentar, você não tem muito a perder!

Na conquista amorosa, todo cuidado é pouco e você deve esperar, ou criar, o momento certo para agir. Uma atitude muito impulsiva, no momento que der na telha, e sem preparar o terreno, pode assustar seu amigo.

Continua após publicidade

No processo de sedução amorosa sempre existem sinais não verbais que podem ser uma preparação para a declaração verbal: um olhar, uma piscada, um leve toque, um abraço mais apertado. Tente usá-los e certificar-se que a pessoa está percebendo. Dessa forma, quando você for falar, a pessoa já estará, no mínimo, em alerta.

Tente entender também como você percebe o relacionamento amoroso com outro homem. Os homens, em geral, independentemente de suas escolhas sexuais, tendem a estabelecer parcerias múltiplas; assim, nas relações homossexuais masculinas a fidelidade sexual não costuma ser muito frequente. Se,como você relata, seu amigo tende a ficar falando da beleza dos outros homens e não especificamente da atração por um determinado homem, pode ser que ele não queira, no momento, um relacionamento com alguém em especial. E que, mesmo se em algum momento venha a querer, não dá para assegurar que ele, ao se apaixonar, permaneça fiel. Assim, se fidelidade está entre as expectativas da sua cartilha amorosa, pense bem se ele é o parceiro ideal para você.

Você está começando a decifrar o universo das paixões e, no momento, qualquer passo que der vai gerar dúvidas. Certamente depois de algumas tentativas, tenderá a entender melhor o que espera de um relacionamento e acabara adquirindo mais recursos para conquistar as pessoas que achar interessantes. Evite conclusões precipitadas e entenda o jogo amoroso como um processo em que ora se ganha, ora se perde mas sempre se aprende.

Continua após publicidade