DESTAQUES

Como as atividades físicas te ajudam a atingir os seus objetivos

Nuno Cobra 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Através do caminho do corpo, chegamos à nossa mente e à nossa saúde mental

por Nuno Cobra

A maioria das pessoas têm uma resistência incrível às mudanças. E o mais impressionante é que em geral não estão satisfeitas com a vida que levam. Mas você pode mudar a sua vida a qualquer momento. E isto não depende da sua faixa etária, ou de sua situação.

Mas por que então tanta dificuldade? Isto acontece por causa de uma teoria que eu chamo de tripé de anulação.

O tripé da anulação

Pais, escola e religião formam a base do que chamo de tripé da anulação um "poderoso método de educação" que tem a função de formar pessoas inseguras e frágeis.

As crianças recebem muitos "nãos" e um imenso número de proibições, que introjetam na personalidade sementes de insignificância. Esta época de (de) formação da vida fica toda centrada na negatividade, mais precisamente na negação da própria vida.

Esta cultura anulante castra as pessoas, desviando-as de sua trajetória normal de saúde e sucesso. O adulto acaba matando sua criança interior. E isto acontece apoiado também pelo segundo fator:

2º) A teoria dos dois sacos

Nós nascemos com dois sacos. Num são colocadas as alegrias, as conquistas e os acertos e tudo o que é positivo. No outro saco, são colocadas as mazelas, as falhas, os erros, os fracassos e tudo o que é negativo.

Desde o início da vida, por necessidade de nos transformarem em seres civilizados, nossos pais enchem o saco da negatividade. Os acertos, façanhas esforços e vitórias não recebem nem de longe a mesma atenção. A conseqüência é óbvia, o saco da negatividade fica cheio e o da positividade vazio. Portanto, encham muito o saco dos seus filhos, mas o saco certo.

Como mudar a sua vida a partir de agora

O limite do alcançar está na proporção do acreditar, este é o ponto central do meu método. Para se ter um corpo emocional sólido, é preciso bombardear a cabeça com pensamentos positivos, acreditando na "capacidade de fazer".

A base da boa saúde mental são as atividades cardiovasculares, porque quem muda o corpo, muda também sua cabeça e suas emoções. Através do caminho do corpo, chegamos à nossa mente e à nossa saúde mental. Um corpo sólido e saudável vai proporcionar uma mente saudável, sólida e equilibrada.

Os benefícios mentais de caminhar e correr

Essas atividades cardiovasculares além de excelentes para a circulação sangüínea e saúde física proporcionam ainda:

- Uma natural sensação de bem-estar
- Confiança
- Segurança
- Uma autoimagem mais positiva
- Uma maior autoestima




Nuno Cobra

Preparador físico e mental. Treinou o saudoso Ayrton Senna. É autor do best-seller "A Semente da Vitória".



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.