Gordura do avocado auxilia no emagrecimento

por Patricia Davidson Haiat

O avocado é uma variação do abacate. É originário do México, é produzido em larga escala na Califórnia e foi trazido ao Brasil em 1975. O avocado é uma fruta em formato de pera ou arrendodada.

Continua após publicidade

A maior diferença em relação ao seu parente próximo em nome, sabor e aparência é a quantidade calórica. O avocado é mais magro: contém 10% de calorias a menos do que o abacate. Também é menor e sua polpa é verde-amarelada.

A fruta oferece 14 minerais e 11 vitaminas. Quando comparado com outras frutas, o avocado apresenta-se como uma ótima fonte de vitaminas como a B6, E, C, apresenta fósforo, potássio e magnésio. E essa combinação faz do fruto um poderoso antioxidante, importante no combate aos radicais livres, o que o torna um poderoso aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e do envelhecimento precoce.

Merecem destaque na composição do avocado: o potássio, que é o mineral mais abundante na polpa, previne as cãibras e o fósforo e é fundamental para a formação dos ossos e dentes.

É rico em ácidos graxos (gordura) monoinsaturados do tipo ômega-9, o que auxilia na redução do "mau" colesterol (LDL). E ao contrário do que se pensa, a gordura presente no avocado é umas das mais importantes auxiliadoras no emagrecimento, diminui o estado inflamatório do organismo. Já está cientificamente comprovado que a obesidade é uma doença inflamatória assim como diabetes, hipertensão, depressão, artrite, celulite, etc.

Continua após publicidade

Além disso, é excelente fonte de fibras, principalmente pectina, um tipo de fibra solúvel, apresentando quatro vezes mais fibras quando comparado com outras frutas como a maçã. As fibras, além de prevenir doenças como o câncer de cólon e auxiliar o funcionamento do intestino, dá sensação de saciedade, o que leva a pessoa a comer menos.

O avocado deve se incluir até mesmo em uma dieta de emagrecimento, pois a gordura presente diminui o estado inflamatório, estado esSe que está muito presente no sobrepeso e obesidade. O que deve-se ficar atento é a quantidade consumida que pode ficar em torno de três colheres de sopa por dia e lembrar de não colocar açúcar por cima, porque nesse caso a pessoa está adicionando calorias que não trarão benefícios nenhum a saúde. Dê preferência a gotas de limão.

Após aberto o avocado deve ser colocado na geladeira. Na temperatura ambiente ele estraga devido à quantidade de gordura em sua composição.

Continua após publicidade