Para parte das pessoas, o ciúme integra o conceito de amor

por Saulo Fong

O ciúme é um sentimento que está presente na maioria dos relacionamentos afetivos. 

Continua após publicidade

Ele traz consigo um conjunto de sensações, pensamentos e emoções que estão relacionados à insegurança, possessividade e a crença de que o amor só pode ser direcionado a uma única pessoa.

O ciúme é a causa de muitos conflitos entre casais e traz transtornos para quem o sente e para quem é alvo da pessoa enciumada.

A pessoa que sente ciúme age como se pudesse controlar o(a) parceiro(a), faz cobranças, exigências e até mesmo realiza chantagens emocionais. Quem já sentiu ciúme ou foi alvo de uma pessoa ciumenta sabe muito bem o desconforto que ele acarreta.

Há pessoas que também gostam de causar ciúme no parceiro, pois acreditam que esse sentimento faça parte do seu próprio conceito de amor; ou pensam que dessa forma conseguem ter um certo domínio emocional sobre o(a) parceiro(a).

Continua após publicidade

A melhor forma de lidar com o próprio sentimento de ciúme é tomar consciência das sensações físicas e dos pensamentos ligados ao que você chama de ciúme.  Desenvolver a autoestima, respeitar a individualidade de cada um e enfrentar o fato de que nenhuma pessoa é posse ou objeto de sua conquista é essencial para lidar e deixar para traz esse sentimento.

Relacionamentos onde não há presença do ciúme ou onde ambos sabem lidar com esse sentimento de forma saudável são pautados pela harmonia, plenitude e satisfação de todos os envolvidos.

Caso a pessoa não aprenda a lidar com esse sentimento de forma harmônica, ela corre o risco de se perder nas diversas emoções causadas pelo ciúme, podendo mais tarde se arrepender de suas atitudes.  A busca de uma ajuda profissional pode ser grande valia nos casos onde a pessoa não sabe lidar com tal sentimento sozinho(a).

Continua após publicidade

Seis dicas para lidar com o ciúme:

1ª) Tome consciência das sensações físicas e dos pensamentos ligados ao que você chama de ciúme;

2º) Desenvolva sua autoestima; afinal se a pessoa te escolheu é por que ela conheceu o seu real valor e suas qualidades (busque identificá-las);

3º) Respeite a individualidade de seu parceiro, ele tem uma vida própria independente do relacionamento com você: amigos, colegas de trabalho, de faculdade…   

4º) Seu amor não é um objeto seu, mas um companheiro, um aliado, percebê-lo dessa forma lhe ajudará a se libertar desse sentimento;

5º) Procure se controlar e não haja por impulso movido pelo ciúme num comportamento obsessivo de tentar controlar a vida do outro; além de desgastar o relacionamento, você poderá se arrepender mais tarde;

6º) Caso não consiga lidar com essas questões sozinho, é recomendável buscar ajuda terapêutica.