DESTAQUES

Qual atividade física é indicada para quem sofre de obesidade crônica?

Milena Imaizumi 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
É essencial acompanhamento médico, nutricional, físico, fisioterapêutico e psicológico

por Milena Liste

Resposta: A obesidade crônica merece cuidados no que se refere à atividade física. É necessário cuidados com os sistemas músculo-esquelético, circulatório, cardiovascular e metabólico.

Além de indiretamente influenciar no metabolismo do obeso, a atividade física faz com que o mesmo se acelere.

O exercício físico mais indicado seria na água, como por exemplo, natação, hidroginástica ou hidroterapia e caminhada com a água na altura da cintura. A atividade na água promove a diminuição do impacto nas articulações e facilita a circulação sanguinea. Além dissso, a intensidade de carga na água é moderada e diminui o risco de lesões.

Atividades aeróbias (intensidade moderada), que acelerem os batimentos cardíacos e o metabolismo são muito importantes. Pedalar em bicicleta estacionária ou bicicleta normal, caminhada no plano são atividades aeróbias que se realizadas numa intensidade moderada queimarão gordura sanguínea como fonte de energia e não lesarão as articulações.

Acompanhamento médico, nutricional, físico, fisioterapêutico e psicológico são importantes para o sucesso do programa de atividades e assim atingir o objetivo, que é a perda de peso de forma saudável e permanente.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Imaizumi responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Imaizumi

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Suas relações amorosas duram?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.