Como motivar-se para aprender algo em qualquer idade

por Elisandra Vilella G. Sé

Sempre é tempo de aprender coisas novas. Mesmo com o avanço da idade, é possível obter satisfação no trabalho, aprimorando suas capacidades e definindo metas. Sempre há tempo de romper com a solidão, com o isolamento e tornar-se um novo profissional, um novo estudante, se engajar em novas atividades, etc…

Continua após publicidade

Com os avanços da informática, com as oportunidades que se ampliam, e a nova imagem dos idosos que vem se construindo na nossa sociedade, é possível que as pessoas mesmo aposentadas encontrem um novo caminho para aprender sempre.

Primeiro para obter satisfação no âmbito do trabalho é importante que a pessoa perceba e valorize os aspectos da vida que geram satisfação, pois satisfação na vida é que leva satisfação no trabalho.

Segundo, para se ter um trabalho com resultados satisfatórios e bem-sucedido em qualquer área, é preciso definir muito bem suas metas. Definir metas significa estabelecer bem o que você deseja. Não importando a idade, seu objetivo pode ser passar numa prova, num concurso, fazer um curso, voltar a estudar, vender algo, montar um negócio, otimizar seus ganhos, etc…

Uma das coisas importantes é ter em mente que para seus objetivos serem alcançados, só depende de você e de mais ninguém. Então o começo é a autoconversação, é a conversa constante consigo mesmo, é o pensamento em forma de palavras, imagens e emoções. Nossa autoimagem é um acúmulo de todos os nossos pensamentos. Na vida adulta e na velhice esse exercício é um convite a refazer uma história de vida e ter um olhar mais atento para as experiências acumuladas que lhe ajudarão a definir melhor suas metas atuais.

Continua após publicidade

Algo muito importante para estabelecer metas é não ser generalista, procure especificar seus objetivos. Depois de estabelecer suas metas, o importante é manter o pensamento focado nas suas tarefas e afazeres, usar sempre agendas, calendários, anotar recados, etc… Descubra o que lhe trará mais satisfação e faça um exercício de perceber os significados das suas ações, perceba quais sensações irá experimentar com a nova tarefa. Pense em algo específico, uma ação que você possa realizar dentro das próximas 24 horas e em seguida qual será o próximo passo e estabeleça prazos para realizar suas tarefas.

Procure sempre um lugar tranquilo para planejar suas ações e sempre numa posição confortável. Às vezes é importante voltar no tempo e reviver, nos mínimos detalhes, uma situação em que você demonstrou bastante segurança e autoconfiança, isso o ajudará a ter mais ânimo para continuar com suas metas. Depois viaje para a outra situação, em que você tenha agido com muita calma e tranquilidade. Pense em uma situação em que você enfrentou um desafio, conseguiu resolver um problema mantendo a serenidade. E depois volte no tempo para um momento importante, em que você agiu com muita determinação e força de vontade. Isso o ajudará a manter seu estado de excelência das suas habilidades e potencialidades.

Não podemos deixar que nossos potenciais adormeçam, sempre é tempo de aprender e realizar coisas novas. Então esse exercício de autoconversação é muito importante antes de mudar as ações. Trabalhe com sua autoimagem, o que você ainda é capaz de realizar e de sentir com suas realizações.

Continua após publicidade

Nós nos movemos na direção do que imaginamos. Somos fortes na medida em que nossas palavras nos tornam fortes também. Por isso, quanto mais você se esforçar para sentir, ver e ouvir cada detalhe, como se tudo realmente já tivesse acontecido, melhor será o resultado.

Não desanime em ter uma nova profissão, nova ocupação, nova atividade de lazer, ou voltar a estudar, sempre é tempo, o importante é estar preparado, renovado e com pensamento positivo para encarar um novo desafio e atingir suas metas, mesmo numa idade mais avançada, descobrindo novos significados na maturidade e na velhice.