O pai de minha neta fuma maconha na frente da criança. Posso denunciá-lo?

por Danilo Baltieri

Resposta: Nas famílias onde os pais fazem uso de substâncias, a comunicação entre os membros pode ser falha e o comportamento do usuário, imprevisível. Entre os pais com transtornos relacionados com o uso de substância (abuso e/ou síndrome de dependência), o consumo de determinada substância pode ser intenso em um mesmo dia, a ponto de causar prejuízos na capacidade do usuário para lidar até mesmo com situações simples do dia a dia.

Continua após publicidade

Também comumente, regras podem ser muito confusas ou mesmo inexistentes nesses ambientes familiares, e as crianças frequentemente não compreendem as consequentes modificações comportamentais e de humor dos seus entes usuários.

Possíveis consequências para filhos de pais usuários de substâncias:

a) Convivência em um ambiente familiar caótico;

b) Prejuízo na habilidade dos usuários para estabelecer limites precisos;

Continua após publicidade

c) Ambientes onde os pais fazem uso de substâncias são mais vulneráveis a situações de abuso físico e emocional;

d) Prejuízo da autoestima;

e) Medo e insegurança;

Continua após publicidade

f) Culpa;

g) Dificuldades de concentração.

Não vou me estender para o texto não ficar muito longo, mas poderia ainda listar uma miríade de outras consequências diretas e indiretas para a saúde física e psicológica dos filhos de pais que abusam de substâncias psicoativas, que estão registradas na literatura.

É importante ressaltar que nem todas as famílias têm consequências idênticas. Alguns estudos têm mostrado que famílias que mantêm certos rituais, tais como jantares regulares envolvendo todos os seus membros, saídas em conjunto para o cinema (por exemplo), acompanhamento das atividades escolares e de lazer dos filhos, restrição do uso da substância, mostram riscos amenizados.

Contudo, é imprescindível que os pais assumam a responsabilidade sobre várias etapas do processo de desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor dos seus filhos e, por isso e não apenas por isso, interrompam imediatamente o consumo das substâncias psicoativas.

Acredito que você deva conversar com seu genro e explicar suas preocupações. Insista para que ele procure um tratamento com especialista. No caso da relutância dele, será importante que você procure profissional da saúde especializado. Assim, esse profissional terá informações e consequentemente meios suficientes para orientar você sobre a melhor maneira de auxiliar sua neta e seu genro.

Não perca tempo.