Se não estiver apaixonada, não tenho motivação para nada. O que faço?

por Anette Lewin

"Não tenho motivação para nada quando não estou apaixonada ou sendo amada por um homem que eu deseje. É possível mudar esse padrão de comportamento?"

Continua após publicidade

Resposta: Você transformou a paixão por um homem no único combustível para agitar sua vida e está se sentindo prisioneira da armadilha que criou.

Desconfortável por um lado, mas, como foi você que se organizou dessa forma, é possível mudar sim!

Chama atenção o fato de você dizer no e-mail que só se sente motivada quando "está apaixonada" ou " está sendo amada por um homem que deseje".

Entende-se que você se sente motivada para a vida quando está envolvida no processo de conquista de alguém que você quer, ou quando consegue conquistar a pessoa que deseja, como se essa pessoa fosse um troféu. O que não fica claro é como a história continua depois que você conquistou ou foi conquistada. Porque pelo seu e-mail, parece que você não tem um relacionamento estável, ou seja, nenhuma dessas conquistas durou muito.

Continua após publicidade

Será que, então, para você, motivador mesmo é a insegurança das novas relações e a coleção de troféus amorosos?

Será que você canaliza todas as suas necessidades de conquista e de posse para a conquista de um homem?

Se for assim, se você não se se sente confortável com esse padrão de comportamento, e se conquistar é o grande motivador da sua vida, talvez valha a pena começar, num primeiro momento, a canalizar sua necessidade de conquista para outras fontes, diferentes da conquista amorosa. Pode-se conquistar amigos, melhores empregos, mais conhecimento, enfim, os novos desafios não estão necessariamente ligados à paixão amorosa!

Continua após publicidade

Motivar-se apenas por um tipo de atividade pode, dependendo do grau, ser classificado como um comportamento patológico, o TOC (transtorno obsessivo compulsivo). É como um vicio que aprisiona a pessoa, mas nunca a satisfaz por mais do que um curtíssimo período. Nesse sentido, talvez valha a pena você tentar enxergar que pode existir prazer na estabilidade também; que você, após conquistar ou ser conquistada por alguém, pode construir excelentes momentos com essa pessoa na calmaria do cotidiano; que a liberdade de estar sozinha consigo mesma pode ser melhor do que a obrigação de ficar sempre correndo atrás de alguém; e que, colecionar troféus amorosos a longo prazo pode inflar seu ego, mas nunca preencherá seu vazio.

O direcionamento de sua energia para novas fontes pode não ser uma tarefa muito fácil mas, ao começar qualquer novo processo de conquista, você deveria dar uma paradinha para saber quem é a pessoa pela qual você está encantada, o que ela pode oferecer a você, para que você a quer ao seu lado… Enfim, fugir do querer por querer, para uma escolha mais consciente… Certamente, você estará transformando a paixão difusa em uma conquista mais focada. E evitará cair na tentação de se apaixonar só para se sentir apaixonada!