Paixão no trabalho: ficamos juntos e agora não sabemos se devemos continuar ou não…

por Anette Lewin

"Me apaixonei por um homem casado. Já éramos amigos há 4 anos e trabalhamos juntos todo esse tempo. No inicio deste ano o nosso chefe faleceu e nós nos apoiamos muito um no outro. Acabou que caímos em tentação e nos envolvemos. As coisas foram rolando e acabamos por nos apaixonar. Mas agora ele não me ama mais, mas diz que gosta muito de mim, que eu sou a melhor amiga dele e que quer continuar comigo. Diz que está confuso e que não sabe se quer acabar com o casamento e ficar comigo ou não. Não sei o que fazer. Me sinto confusa e infeliz. No fundo, tenho esperança que as coisas resultem, mas tem um lado que me diz, que é melhor colocar um ponto final. Não sei o que fazer. Por favor, peço sua ajuda para me aconselhar."

Continua após publicidade

Resposta: Pois é, você não sabe o que fazer e, na verdade, não tem muito a fazer. Afinal, sendo você solteira e ele casado, a decisão de assumir um relacionamento oficial com você está nas mãos dele. Você pode tomar as seguintes decisões: sair da relação, ficar nela e aceitar ser "a outra" ou ficar esperando que ele, algum dia, resolva ficar com você.

O que você não deve fazer

Qualquer que seja a sua decisão, seria mais importante você entender o que não pode, ou melhor, não deve fazer.

1º) Em primeiro lugar: não é saudável você transformar esse romance no principal objetivo de sua vida. Mesmo que dê certo e ele resolva ficar com você, as chances de depois de algum tempo ele trocar você por outra pessoa são grandes. Como diz o ditado , "quem faz uma vez, faz duas, faz três..". Assim, evite transformar essa conquista amorosa, ou qualquer outra, na meta principal de sua vida. O importante é o que acontece enquanto você está se relacionando.

Continua após publicidade

2º) Em segundo lugar, evite avaliações baseadas em palavras ditas em momentos românticos. Ele diz que está confuso? Diz. Isso gera alguma expectativa? Gera. Mas ele também diz que você é a melhor amiga dele e ele quer continuar com você, certo? Isso pode ser um recado? Pode. Recado que, na verdade ele não está tão confuso assim e escolheu ter você como uma "amiga colorida" e não como sua parceira amorosa oficial? Pode ser também… Como você vê, palavras vão e vêm dependendo muito mais do clima do momento do que de uma resolução real.

3º) Em terceiro, evite deixar que qualquer pessoa resolva sua vida por você. A decisão que você for tomar com relação a esse romance deve ser avaliada, ponderada e assumida por você. Ninguém pode dizer com precisão quais as chances de você conquistar essa pessoa que, no momento, parece tão importante. Você é quem sabe se quer correr riscos, quer desistir, procurar outra pessoa, ou ficar sozinha.

Assim, faça uma revisão de tudo o que já viveu e vem vivendo nessa relação e decida seu próximo passo, assumindo sua decisão e assinando embaixo. Você deve ser a única autora das decisões que toma e assumi-las com orgulho, independentemente do final feliz ou infeliz. Afinal, o final de uma relação não passa do início de outra fase. E dar certo ou não é extremamente subjetivo se visto daqui a algum tempo. Escolhas fazem parte de toda nossa vida e devem ser encaradas como tentativas, nunca como vitórias ou derrotas.

Continua após publicidade

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento