Caminho para luz: vivencie o yoga sutra de Patanjali

por Emilce Shrividya Starling

Patanjali foi um grande sábio yogue, que escreveu um dos mais importantes textos de Yoga: O Yoga *Sutra de Patanjali. Acredita-se que os 195 sutras foram compilados em torno de 350 d.C. O Yoga Sutra e suas lições são imortais e de profunda sabedoria.

Continua após publicidade

Na minha jornada interior aprendi que o valor verdadeiro do Yoga é encontrado quando nós o aplicamos na vida cotidiana. E, compreendi que o Yoga Sutra de Patanjali ilumina nossa jornada rumo à Luz do Ser interior. Ilumina os caminhos para conhecermos nossa verdadeira essência e experimentar mais alegria e a paz da mente.

Esses sutras não são apenas para contemplar, mas também para vivenciar na vida diária. Não são feitos somente para ser colocados na prática do Yoga, mas no trabalho, no lazer, nos relacionamentos de marido ou esposa, com os filhos, parentes, companheiros e amigos.

O Yoga Sutra é como um guia para refinar a mente para que ela possa alcançar os mais elevados estados de serenidade, concentração e foco.

Através de uma mente focada, vamos desenvolvendo uma percepção mais clara e a habilidade de conhecer o Ser interior, e assim, nos libertar do sofrimento causado pelo ego negativo.

Continua após publicidade

Os 195 sutras são divididos em quatro livros ou padas (em sânscrito):

O que é o Yoga (samadhi pada)
• Como obter o estado de Yoga (sadhana pada)
• Benefícios da prática de Yoga (vibbutti pada)
• Libertação do sofrimento (kaivalya pada)
, que é o objetivo final ou resultado de uma prática consistente.

Patanjali concentra-se primeiramente em concentrar, acalmar e refinar a mente para desse modo reduzir o sofrimento da mente inquieta.

Continua após publicidade

Ao vivenciar esses sábios ensinamentos você se sente melhor tanto no corpo como na mente e os benefícios são ilimitados na sua rotina diária. Quando você aquieta sua mente, você experimenta menos ansiedade e dorme melhor. Enfrenta os momentos desafiantes com mais calma, coragem e aceitação.

Ao obter uma percepção mais clara e uma mente com mais discernimento, você erra menos e sua autoconfiança aumenta. Seus relacionamentos são mais satisfatórios e harmoniosos porque você se conecta com os outros com mais compreensão e tolerância.

Quando você se conhece mais profundamente, você está conectado com suas necessidades, e desse modo, pode cuidar melhor de si mesmo, se amando mais, se alimentando de maneira saudável, se realizando no trabalho e descansando mais no seu lazer.

Vamos agora contemplar um sutra para você alcançar a tranquilidade da mente:

I.33- Cultivar uma atitude de afabilidade pelos que estão felizes, compaixão pelos que estão sofrendo, prazer e deleite pelos que estão fazendo algo bom no mundo, e uma atitude de observação sem julgamento aos que estão fazendo coisas prejudiciais, nos ajudarão a alcançar uma mente calma e equilibrada.

É importante reconhecer que você pode mudar seu humor ao mudar sua atitude e que isso é um passo importante para aliviar o sofrimento criado pela mente negativa.

Patanjali, porém, não nos pede apenas que mudemos nosso humor, mas nos sugere algo um pouco mais difícil para o ego. Ele diz para desenvolver virtudes como amabilidade e afabilidade pelos que estão felizes, compaixão pelos que estão sofrendo, alegria pelo bem que as pessoas estão fazendo. E, talvez o mais difícil que ele sugere nesse sutra, é manter uma atitude de observação sem julgamento para com os que causam mal no mundo.

Parece que Patanjali está nos dando um conselho óbvio, mas, quantas vezes, as pessoas sentem inveja ou mal-estar quando os outros estão bem, com pensamentos como: “Por que ela conseguiu esse emprego e eu não?” Por que eu não consegui essa promoção como ele? Ele não merece como eu”. “ Por que ela é tão feliz no amor e eu não? “Quem sente inveja e alimenta esse sentimento negativo destrói a própria paz da mente e é infeliz.

Sentir compaixão não é sentir pena de alguém e nem ficar triste pelo sofrimento dele. Não é se sentir responsável querendo salvá-lo ou evitar sua dor. Nem é sentir medo por algo que aconteceu a alguém e que poderia acontecer a você também.

A compaixão surge da tranquilidade da mente e da aceitação. É enviar bênçãos para quem está infeliz, com o coração puro, sendo um instrumento da Luz. É descobrir e sentir seu próprio poder de dar bênçãos. Entender que, apesar das bênçãos virem de Deus, você se sente um veículo dessas bênçãos. Sentir compaixão é ajudar o outro com sentimentos de bondade, generosidade e altruísmo.

Quando as pessoas estão fazendo um trabalho altruístico e bom para o mundo, às vezes, alguém pode criticar, sentir inveja por não fazer igual ou até duvidar das intenções reais dessas pessoas. Portanto, Patanjali nos diz que é importante ver as boas qualidades das pessoas e valorizá-las.

E, o conselho mais desafiante de Patanjali é não julgar quem erra. É adotar uma atitude de observação, sem julgamento. Desenvolver o discernimento e ver as coisas de um ponto de vista diferente com uma mente clara. E ele nos afirma que se você conseguir isso, alcançará uma mente tranquila e equilibrada.

O Yoga Sutra é uma guia para sermos mais felizes e plenos na vida diária. Patanjali não nos oferece esses conselhos para que nos tornemos santos ou perfeitos. Ele é realista e entende a mente humana.

Ele nos adverte que se desejarmos mal a alguém, quem sofre somos nós mesmos. Se prejudicar alguém, você sofrerá tanto ou até mais que o prejudicado.

Patanjali nos ensina que para ajudar aos outros, precisamos desenvolver virtudes e nos focar em nosso crescimento espiritual e transformação para depois agir de maneira correta no mundo.

Contemple e pratique esse grande conselho de Patanjali: “A mente é purificada ao cultivar sentimentos de amizade em relação a pessoas felizes, compaixão em relação aqueles que sofrem, boa vontade em relação aos virtuosos, e imparcialidade em relação aos pecadores.”

Quando você torna sua mente amável, ela também se torna tranquila. Quando você observa sua mente e escolhe seus pensamentos, a mente começa a lhe respeitar. Ao conseguir isso, você não tem que ficar o dia todo lidando com a turbulência da mente, com preocupações.

Quando você conquista a mente amigável, ela se torna serena. A mente se torna sua amiga e você tem mais equilíbrio. Quando você se senta para meditar, a meditação se torna fácil , pois você não tem que lutar com a mente o tempo todo e pode alcançar níveis mais calmos. Assim, desenvolva essas qualidades e conquiste a tranquilidade da mente. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!

* Sutra é um aforismo, conselho, orientação, verso. No entanto, no yoga não se traduz essa palavra, fala-se apenas Yoga Sutras de Patanjali