Ter fé faz bem para a pele

por Sonia Corazza

Que notícia interessante acabo de ler e quero dividir com vocês!

Continua após publicidade

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami, descobriram que os exercícios diários de meditação ou relaxamento causam o aumento das células CD4, diretamente ligadas à atividade imunológica. Na prática isso significa uma libertação progressiva da tensão de todos os músculos do corpo.

O estudo foi conduzido em pacientes portadores do vírus HIV, responsável pela AIDS, que normalmente têm uma redução constante dessas enzimas. Acompanhando durante um ano a evolução da doença nesse grupo de estudo, descobriram que os pacientes que realizavam algum tipo de relaxamento e meditação diariamente tinham menor propensão a apresentar os sintomas da AIDS.

Realmente existem diversos trabalhos científicos que mostram o aumento da atividade das células imunológicas diante de um desafio. Há muitas formas de relaxamento eficazes, desde um simples relaxamento muscular, ou a observação detalhada de um belo jardim, até a repetição de um mantra ou oração.

E tem mais…

Continua após publicidade

Herbert Benson, professor adjunto da cadeira de medicina da Faculdade de Harward, estudou intensivamente os efeitos da oração na saúde e descobriu que uma sessão de 10 a 20 minutos de meditação e oração tem o poder de baixar a pressão sanguínea, reduzir a velocidade dos batimentos cardíacos, relaxar a musculatura e equilibrar a taxa hormonal do organismo. Tudo isso melhora a sua resposta imunológica.

Mente sã, pele saudável

Já se sabe que a pele e o sistema nervoso, do qual o cérebro é o órgão central, têm a mesma origem durante a formação do embrião. Ambos derivam do ectoderma, o folheto externo do embrião que, na sua evolução, dobra-se sobre si mesmo formando um tubo, chamado tubo neural. A parte que fica por fora vai formar a pele e a parte interna vai desenvolver o sistema nervoso. Portanto, desde o início da vida, a pele está em ligação direta com o sistema nervoso, enviando-lhe constantemente informações sobre o meio externo.

Continua após publicidade

Quem pensa positivamente tem melhor imunidade e pele mais bonita, então a conclusão do dia é: Quer ficar mais saudável e viver melhor? Então relaxe, medite ou reze!