Como tratar de pensamentos delirantes aliados à mania de perseguição?

por Eduardo Ferreira Santos

"Estou tendo alguns sintomas como sensação de sufocamento, cefaleia tensional, queda de cabelo, muito medo, ansiedade, preocupação excessiva. Há um tempo atrás passei por uma situação de perigo na qual achei que iria morrer – ser assassinado. Então, saí de casa desesperado, passei a noite na rua, me sentindo com medo e desamparado por familiares; estava me sentindo perseguido por espíritos não os via, mas tinha a sensação; eu só queria fugir, fui de São Paulo a Porto Alegre. Depois de uma semana voltei, o estresse era enorme. Depois disso tudo, comecei a ter os sintomas citados acima. Em 2013, tive alguns delírios de grandeza, perseguição, percepção distorcida da realidade… mas consciente de quem eu era. Tudo que passava na TV, rádio e o que eu percebia à minha volta, era como se estivessem se comunicando comigo, era como se quisessem me dizer algo. Sentia-me perseguido, ainda sinto sufocamento e muita preocupação."

Continua após publicidade

Resposta: Os quadros delirantes, acompanhados de mania de perseguição, têm origem em transtornos psiquiátricos sérios que requisitam um tratamento eficiente com medicação e psicoterapia.

A origem desse comportamento é pouco compreendida neurofisiologicamente, mas, sabe-se, que está associada à deficiência de determinadas substâncias cerebrais, cuja produção têm origem genética.

Portanto, o único caminho para a solução desse problema grave é procurar, urgente um psiquiatra que poderá medicá-lo e orientá-lo, a partir de um diagnóstico preciso desse distúrbio. Prefiro não citar um possível diagnóstico por conta dos sintomas citados, mas procurar um psiquiatra é urgente e esse prescreverá medicação específica.