DESTAQUES

Tenho pensamentos ruins, mesmo em momentos muito felizes

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Tipo de personalidade influencia forma de ver o mundo

por Eduardo Ferreira Santos

"Não sofro de depressão. O senhor saberia me explicar o que acontece comigo, a possível causa disso? O senhor teria alguma sugestão para que pensamentos invasivos em relação, por exemplo, às demandas normais do dia a dia, não interfiram nesses bons e seletos momentos que a vida proporciona?"

Resposta: Todos nós temos características físicas e psíquicas resultantes de fatores genéticos modulados por fatores ambientais diversos.

Altura, tons de cor de cabelo, tons da pele, diferenças de inteligência e, particularmente, PERSONALIDADES diferentes.

Já há muitos anos, vários autores têm relacionado diferentes tipos de personalidade como o extrovertido e o introvertido, o perfeccionista, o ansioso, o paranoico (sente-se perseguido/rejeitado por todo mundo), o otimista que pode chegar a ser eufórico, o depressivo que, na verdade, é apenas um pessimista que vê o mundo de forma triste e negativa.

Talvez seja este último tipo o de sua personalidade que, embora não caracterize uma depressão, apresenta essa forte tendência para ter pensamentos negativos ou ruins nas mais diversas ocasiões.

Mesmo não sendo em si um transtorno psiquiátrico, esse tipo de personalidade padece de um sofrimento psicológico constante e requer sim uma ajuda terapêutica, psicológica ou mesmo psiquiátrica.

Portanto, acredito que valeria a pena uma consulta a um especialista que poderia orientá-la nessa disfunção psicológica.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Suas relações amorosas duram?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.