Minhas preocupações são reais ou ilusórias?

por Rosemeire Zago

"Meus pensamentos e sentimentos são reais ou ilusórios? Muitas vezes me preocupo com problemas que podem nem vir a acontecer ou superdimensiono um problema."

Continua após publicidade

Resposta: Isso tem acontecido com frequência com a maioria das pessoas. Ficamos tão preocupados com o que poderá acontecer, que muitas vezes queremos saber a resposta antecipadamente e nos tornamos assim, cada vez mais ansiosos.

Geralmente essa tendência está relacionada com o histórico de vida da pessoa, ou seja, aquilo que já aconteceu em nossa vida nos colocará em estado de alerta, nos levando muitas vezes a sofrer antes que algo novamente aconteça.

Para que possamos distinguir realidade de ilusão o importante é analisar cada situação, buscando os fatos realmente como são, e separá-los dos sentimentos, pois o que difere nossa reação perante os fatos são nossos sentimentos somados às nossas experiências que assim resultam em nossas pré-ocupações. Ou seja, o que pode te dar a sensação de ilusão é você se contaminar pelos seu sentimentos.

Sentimentos e emoções: terapia de escrever

Continua após publicidade

O que você pode fazer para obter essa resposta é escrever algo que sentiu sobre determinada pessoa ou situação e depois verificar se ocorreu conforme você sentiu. Se quiser, faça isso com os últimos cinco fatos e reveja se aconteceram como você os sentiu. Outra sugestão é escrever uma preocupação sua… depois separe os fatos dos sentimentos. Perceba o quanto os fatos estão sendo contaminados por seus sentimentos, pois podem ser sentimentos você já sentiu em alguma outra situação e, inconscientemente está relacionando e contaminando a situação atual.

É importante considerar que não há sentimentos certos ou errados, pois todo sentimento deve ser respeitado, mas eles podem ser separados das situações para que não sejam potencializados e vistos sob lentes de aumento. Do contrário, estará sofrendo e diminuindo sua capacidade de raciocínio para que consiga agir, caso necessário.

Uma outra forma de exercitar, é não se preocupar tanto é ficar no aqui e agora. Diante de alguma situação pense consigo mesmo: “vou ficar no aqui e agora” e solte todo outro pensamento e/ou sentimento que tenha. Faça isso em cada situação e conseguirá ficar muito mais no momento presente.

Continua após publicidade