Culpar a si mesmo é uma escolha

por Emilce Shrividya Starling

Quase todos nós que fomos educados sob a cultura ocidental temos marcados em nossa mente o sentimento de culpa.

Continua após publicidade

Desde criança aprendemos a orar, "rogai por nós pecadores", "por minha culpa, máxima culpa", "eu não sou digno…" e assim este sentimento de culpa foi sendo enraizado em nós.

A culpa escraviza e aprisiona a vida do ser humano. Tira sua alegria e paz, gerando a autodepreciação, autodestruição, a vergonha, o medo.

Estamos nos diminuindo quando cultivamos padrões mentais negativos, hábitos errôneos de pensamentos, não nos aceitando, brigando conosco, nos criticando e punindo. Mas esta aversão sobre si mesmo não é a única escolha.

Precisamos compreender como nós nos oprimimos com nossa própria mente negativa, nos culpando e não nos perdoando.
Muitas pessoas têm mais dificuldade em si perdoar do que às outras pessoas. Elas se sentem paralisadas ou envergonhadas porque não se perdoam por suas falhas ou erros.

Continua após publicidade

É importante perdoar as pessoas, mas é muito importante também aprender a perdoar a si mesmo.

Perdoar a si mesmo e não se culpar é entender que ninguém é perfeito. Todos nós cometemos erros. Em algum momento de nossa vida, fizemos algo errado ou deixamos de fazer algo. Isto é de nossa condição humana. Arrepender-se e reconhecer nossas falhas é humildade e nos motiva a corrigir os erros e agir corretamente no futuro.

Mas, ao contrário, se ficamos atormentados pela culpa, nos censurando, com aversão a nós mesmos, estamos nos autopunindo e causando dor a nós mesmos.

Continua após publicidade

Quando me aprofundei nos ensinamentos do yoga, comecei a compreender que a culpa é a raiz de muitos sentimentos negativos e de sofrimento. E comecei esta limpeza interior de purificar o sentimento de culpa através da prática regular da meditação, do estudo das escrituras do yoga, da contemplação e da reprogramação do subconsciente.

Passei a perceber que a culpa é uma armadilha do ego negativo e nos envolve em um ciclo vicioso. Se nos culpamos por algum motivo, estamos dando força para o ego negativo e, consequentemente, cometemos novamente a mesma falha. E ao contrário, ao reconhecermos nossas falhas, ao pedirmos desculpas, ficamos livres do orgulho e, podemos assim, aprender com nossos próprios defeitos e erros.

Precisamos ficar livres do perfeccionismo, que é tão comum na cultura ocidental. Esse sentimento nos oprime, elimina nosso prazer pela vida, tira nossa autenticidade, gerando insatisfação e baixa autoestima.

É uma etapa importante compreender o que é o auto-aperfeiçoamento: assumir nossos erros, sem culpa, entendendo que todos nós, seres humanos, cometemos erros. Não significa ser conivente com nossos erros, mas sim, com uma atitude sincera, arrepender-se e se corrigir. Com o auto-aperfeiçoamento, que é bem diferente do perfeccionismo, nós nos aceitamos e podemos nos perdoar, aprender e agir melhor no futuro.

Nada que fizemos no passado pode ser modificado. Apenas o momento presente está sob nosso controle e apenas o presente pode ser modificado. Entender isto e aplicar em nossas vidas é sabedoria e discernimento.

Podemos mudar nossas histórias de culpa por uma história de aceitação de nós mesmos. E para isto, precisamos de auto-esforço e determinação para limpar esse sentimento que nos foi transmitido e está registrado em nossas mentes.

Precisamos quebrar as correntes da autodepreciação, elo por elo. Parar de nos criticar, pois a crítica é como se nós batêssemos em nós mesmos, sem a menor complacência, sem compreensão ou bondade.

Compreenda que o não se perdoar apenas leva você mais profundamente para a tristeza e falta de entusiasmo.

O antídoto para o veneno da autodepreciação é a gratidão e o perdão a si mesmo. Ao agradecer e perdoar, você sintoniza com as energias divinas. E o contentamento surge, curando você com o bálsamo da serenidade.

Quando você se aceitar como verdadeiramente é, sem críticas, quando começar a se amar, você realiza as mudanças positivas que lhe transformam para melhor.

Experimente parar de se punir com suas crenças negativas. Perdoe a si mesmo e sinta como você vivencia a tranquilidade do seu coração.

Como se perdoar e se aceitar

Faça agora uma contemplação.
Dedique alguns instantes para você.
Sente-se confortavelmente na cadeira, com a palma das mãos para baixo sobre as coxas.
Feche os olhos. Relaxe seu rosto com um leve sorriso.
Respire lentamente algumas vezes.
Permita que a inspiração entre facilmente.Permita que o ar saia facilmente.
Entre assim em contato com seu espaço interior de tranquilidade.
Com os olhos fechados, descanse o olhar no espaço interno entre as sobrancelhas, acalmando as ondas mentais e cerebrais.

Inspirando silenciosamente repita: Eu me amo.
Expirando repita mentalmente: Eu me aceito.
Inspirando mantenha o pensamento: Eu me perdôo.
Expirando sinta: Eu gosto de mim da maneira que eu sou.

Fique com você por alguns instantes, respirando naturalmente e mantendo estas palavras em seu coração.Sinta um sentimento de compaixão e aceitação por você mesmo.

Ao perdoar a si mesmo você se acolhe, se aceita, se abraça. Gosta de sua própria companhia. É bondoso com você mesmo e, pode estender este perdão aos outros.

Aprenda a saborear a vida mais pacificamente. Libere o passado, com bondade e sabedoria, abrindo seu coração para cada novo momento precioso da vida. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz.