Estou perdendo muito peso. O que faço?

por Milena Liste

"Eu tenho 18 anos e peso 49 kg. Ate meus 15 anos pesava 55 estava muito contente com meu corpo, mas de uma hora para outra emagreci muito, perdi o bumbum e minhas pernas estão muito finas. Não tenho condições de fazer academia e estou muito deprimida porque todos se espantam ao ver quanto mudei. Por favor, me dê dicas para que eu consiga ter um corpo bonito de novo. Obrigada Milena, eu realmente preciso de ajuda"

Continua após publicidade

Resposta: A perda de peso anormal, na ausência de um regime dietético, deve ser criteriosamente investigada por um médico clínico geral e, conforme o caso, talvez o problema deva ser posteriormente encaminhado a um especialista.

Algumas causas patológicas de perda de peso são: diabetes, distúrbios da tireoide, gerando um metabolismo acelerado; infecções renais ou hepáticas, *neoplasias, distúrbios gastrointestinais, distúrbios psíquicos como ansiedade ou depressão, entre outros.

Quando uma pessoa perde peso, ela perderá: fluidos, massa gorda (gordura), massa magra, entre elas, músculos.

O ideal seria você passar por uma avaliação física para ter o percentual de sua composição corporal (quantos por cento você tem de massa gorda, massa magra etc).

Continua após publicidade

Para aumentar seu peso, você deverá aumentar sua ingestão calórica dentro um um nível adequado de qualidade.
Ingestão calórica de qualidade contribui para o aumento de peso

Carboidratos como massa, pão, macarrão, batatas, todas as frutas e açúcares em geral são a base de sua alimentação. Sempre ingira um carboidrato na sua refeição e nos intervalos de café da manhã, almoço e jantar. Por exemplo, entre o café da manhã e almoço, uma banana e uma fatia de queijo. Entre almoço e jantar, três bolachas e um iogurte.

Proteínas: carnes (todas), ovo e leite (e derivados,queijos e iogurtes). Toda refeição e lanche deve ter uma porção de proteina associada a uma porção de carboidrato.

Continua após publicidade

Frutas, legumes e vegetais sempre os tenha nas refeições e lanches também. São suas fontes de vitaminas (essenciais para todo metabolismo dos alimentos e formação de músculos, pele, cabelo, manutenção de órgãos e vísceras) e fibras.

Óleos saudáveis de sementes, peixes, abacate, abóbora, ovo, nozes são ótimas fontes de calorias saudáveis. Um lanche de abacate batido com leite não seria perfeito para você?

Dieta para adquirir peso

Então, após este breve resumo alimentar, pode começar a se exercitar em casa.

Aquecimento: suba e desça escadas por 5 minutos.

Exercícios para braço: faça 15 flexões de braços, 3x.

Exercício para pernas: sentada na cadeira,sente e levante 20 repetições, 3x.

Exercícios abdominais: 30 repetições, 3x.

Realize diariamente,descanse um dia na semana.

Para começar, boa sorte.

*Processo patológico de proliferação celular, que resulta em tumor benigno ou maligno. Fonte: iDicionário Aulete