Quando a timidez é somente um traço de personalidade e quando vira doença?

por Silvia Maria de Carvalho

Resposta: Ficaríamos horas falando da complexidade e beleza das características e temperamento humanos. Contradições e “multidões” em nós.

Continua após publicidade

Pessoas que, apesar de quietas, são capazes de atos ousados. Extravagâncias cometidas pelo mais tímido dos homens. O “palhaço” que disfarça e despista o que lhe perguntam com piadas. A moça que treme diante do professor.

Até o mais falante de todos já perdeu oportunidades. Deixou escapar por entre os dedos, por falta de coragem. Assim fomos ou seremos todos, em alguma situação ou momento específicos – em grau moderado – afetados pela timidez. Observando de perto, ela funciona como proteção e adaptabilidade. Em determinadas ocasiões, é conveniente ponderar o que vamos falar, por exemplo. Sinal de cautela. Controle dos impulsos.

Há sim, vantagens em ser introvertido. Há pessoas que se sentem mais confortáveis vivendo com poucos estímulos, entre amigos escolhidos. Há um lugar para os quietos, que olham mais pra dentro, são bons observadores, meticulosos, preferem ouvir. Não se consideram prejudicados. São capazes de trabalhar e organizar o dia a dia respeitando seu modo de ser.
Mas há casos onde notamos prejuízos. Por vezes, incapacitantes.

Como se comporta quem tem fobia social

Continua após publicidade

A fobia social é caracterizada por um medo persistente de críticas ou rejeição pelos outros. As pessoas com fobias sociais temem que possam se comportar de uma maneira que seria embaraçosa ou humilhante.

Ao mesmo tempo em que estão fazendo algo, ficam muito preocupadas com o que os outros pensam sobre elas, o que as deixam ansiosas. A ansiedade crescente as impede de ter uma concentração maior sobre seus atos, o que aumenta a probabilidade de erros. Um ciclo vicioso se instala.

Geralmente são pessoas perfeccionistas, que tendem a definir para si metas inatingíveis. Sentem que nunca poderão cometer um erro na frente dos outros.

Continua após publicidade

É comum que essas pessoas imaginem situações onde serão desaprovadas com muito mais frequência do que seriam, de fato. Caso sejam criticadas, tendem a supor que não suportariam. Evitam contatos sociais, portanto, não podem testar a veracidade de suas crenças. Quanto menos expostas, menos aprendem a lidar com as situações cotidianas, confirmando a crença de que não são capazes.

A preocupação por antecipação com as situações onde estarão sob olhar dos outros, desperta a ansiedade antecipatória, que as impede de escrever ou assinar em público, dirigir, estacionar um carro enquanto  observadas, cantar ou tocar um instrumento musical, comer ou beber, usar banheiros públicos, entre outros.

Os indivíduos com fobia social geralmente não conseguem dizer não a um vendedor insistente. Compram o que não precisam para se livrar da situação. Os namoros muitas vezes são aceitos por conveniência e não por desejo verdadeiro. Frequentemente tem uma autoestima baixa.

Sintomas

Notam-se sintomas como: sudorese, sensação de nó na garganta, dificuldade para falar, mal-estar abdominal, tonturas, falta de ar, vontade de sair do local onde estão o quanto antes.

Tratamento

O tratamento deve combinar acompanhamento psiquiátrico e terapia comportamental, onde serão estabelecidos objetivos, como: treino de habilidades sociais; desenvolvimento de um repertório amplo e variado de comportamentos que facilitem relaciona-se com os outros; reestruturação e questionamento de pensamentos negativos que mantêm crenças disfuncionais, por exemplo: não posso errar, caso eu erre não serei aceito; desenvolvimento de tolerância a silêncios e possíveis frustrações; exposição a situações temidas de forma gradual e frequente; análise funcional de cada caso, uma vez que as histórias são únicas e exigem atenção individual.

O melhor de tudo isso é que há o que ser feito para pessoas que, por um motivo ou outro, sofrem com o aprisionamento em si mesmas.

Há muito que se temer, genuinamente e nós, racionais, sabemos disso. Mas também há medos desnecessários que aparecem e vale a pena superar. É seguro que o mais importante é eliminar o medo de deixar que os outros conheçam nossa autenticidade.

"Desculpem eu ser eu. Quero ficar só! Grita a alma do tímido que só se liberta na solidão. Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas”
Clarice Lispector

“Liberdade – Essa palavra que o sonho humano alimenta: que não ninguém que explique e ninguém que não entenda”.
Cecília Meireles