O que é perversão?

Por Arlete Gavranic

Perversão, do latim perversio, define a  "ação de perverter",  "transformar em mal",  "depravação",  "corrupção", perversão dos costumes.

Continua após publicidade

A pessoa portadora de perversão sente-se atraída por aquilo que é pessoalmente ou socialmente proibido e inaceitável. Psicologicamente, a perversão sexual tem sido caracterizada pelos desvios de objeto e finalidade sexuais. Ou seja, tudo aquilo que se desvia da relação sexual pênis e vagina e que não tenha por finalidade possível a reprodução .

Dentre as mais conhecidas perversões estão:

Sadismo: prazer obtido ao infligir dor ao parceiro

Masoquismo: prazer em sofrer

Continua após publicidade

Zoofilia ou bestialidade: obtenção de excitação e prazer sexual através do contato com animais

Necrofilia: desvio sexual em que a pessoa obtém excitação e prazer sexual junto a uma pessoa já morta, podendo chegar ao orgasmo

Podofilia: o indivíduo obtém sua satisfação sexual através da sexualização dos pés da outra pessoa

Continua após publicidade

Travestismo: necessidade de uma pessoa tem de assemelhar-se ao sexo oposto, obtendo satisfação sexual ao se vestir com roupas que não são as do próprio sexo

Froteurismo: homens que para obter prazer sexual necessitam tocar e esfregar seu pênis em outra pessoa vestida, sem o consentimento dela, excitando-se e masturbando-se nessa ocasião. Isso ocorre em locais com muitas pessoas, como ônibus, metrôs, etc

Coprofilia: tendência à excitação sexual produzida por cheiro, visão, gosto ou contato físico com matérias fecais – fezes

Urofilia: a excitação sexual advinda de cheiro, visão, gosto ou contato físico com urina

Pedofilia: fantasias eróticas repetitivas ou atividade sexual com crianças menores de 13 anos de idade. Além de ser uma perversão abjeta e hedionda é CRIME e deve ser denunciada.

A perversão precisa de tratamento?

Esses comportamentos sexuais estão fora da adequação e aceitação social. Fora isso, podem expor a pessoa a reprovações e repreensões internas (medo e culpa) e sociais.

A maior preocupação está na pedofilia, que inclui o abuso sexual de crianças, púberes e adolescentes até 13 anos, e que são geradoras de traumas emocionais com seqüelas no seu desenvolvimento psico-afetivo-sexual. È muito comum a pedofilia envolver pessoas da mesma família. Em geral, os comportamentos consistem em toques, carícias genitais e sexo oral, sendo menos comum a penetração.

O masoquismo e o sadismo demonstram características de uma personalidade sofredora ou cruel. É importante buscar a compreensão sobre a necessidade de se submeter a esses padrões de comportamento.

Existem outros comportamentos que hoje não são mais chamados de “perversos”; e são encontrados como freqüência na prática sexual, tendo importância nas preliminares.

Por isso, a psiquiatria retirou o pejorativo termo "perversão", e passou a utilizar em seu lugar o termo "parafilia" (para desvio; filia aquilo para o que a pessoa é atraída), para caracterizar uma fixação nas escolhas tidas como distorcidas quanto ao objeto e finalidade sexual, igual a perversão, ou seja, tudo aquilo que se desvia da relação sexual pênis e vagina e que não tenha por finalidade possível a reprodução, a diferença crucial é que nesse caso a pessoa se angustia e depende dessa fantasia ou comportamento para obter satisfação e prazer.

Essas parafilias são específicas, repetitivas e, em geral, fazem com que a pessoa tenha omportamentos compulsivos. Na maioria das pessoas as fantasias parafílicas são obrigatórias para a excitação erótica e quase sempre estarão incluídas na atividade sexual.

Entre essas parafilias estão:

Fetichismo atração por partes do corpo do parceiro ou por algo que o represente: lingerie, sapatos, luvas, fantasias, acessórios peças do vestuário, perfumes, etc

Voyeurismo: prazer em observar o ato sexual sendo praticado

Exibicionismo: prazer em exibir o corpo desnudo, especialmente os genitais

Sodomia: uso do orifício anal com finalidades sexuais

Se não houver essa relação de dependência, o fetichismo ou mesmo a sodomia, se forem práticas ocasionais, poderão ser benéficas, desde que ambos estejam em sintonia.

Parafilia necessita de tratamento?

Essas fantasias parafílicas e seus impulsos sexuais ou comportamentos podem causar sofrimento em áreas importantes da vida do indivíduo. Podem ser prejudiciais se o sujeito se satisfizer somente com essa fixação de resposta sexual e não conseguir manter relações sexuais saudáveis, ficando preso somente às fantasias.