A ciência do poder do pensamento através do yoga

por Emilce Shrividya Starling

Compreender a ciência do poder do pensamento pode nos trazer prosperidade, paz , realização, felicidade tanto no nosso interior como no ambiente de nosso dia a dia.

Continua após publicidade

O cultivo do pensamento positivo é uma ciência exata. Existem muitos métodos para nutrir o poder do pensamento e precisamos descobrir esses poderes e os tornar operantes para nos transformar e transformar nossa própria vida.

Os pensamentos são forças que esculpem nossa aparência, nosso rosto, moldam nosso caráter, mudam nosso destino e tornam a vida bem-sucedida.

Swami Sivananda, que foi um grande Mestre do Yoga, explica de uma maneira científica, prática e psicológica como aplicar os fenômenos do pensamento para construir nosso futuro, obter sucesso e adquirir o autodomínio.

Seus ensinamentos nos orientam como conseguir a disciplina do pensamento e a usar as faculdades dos pensamentos para emitir vibrações positivas, inspiradoras, construtivas. Ensina como comandar o pensamento extraindo dele os poderes que contém.

Continua após publicidade

Vamos fazer um resumo prático desses sábios ensinamentos de Sivananda, para lhe ajudar a compreender como lidar com sua mente, obter tranquilidade, atingir a autorrealização conectando-se com o Ser interior, que a meta mais sublime da vida humana.

Física e filosofia do poder do pensamento

A velocidade do pensamento supera a velocidade da luz. Enquanto a luz viaja a 300.000 quilômetros por segundo, o pensamento é instantâneo. Sua velocidade é incalculável.

Continua após publicidade

O pensamento é mais sutil do que o éter, que é o meio condutor da eletricidade. Através das ondas do rádio, recebemos mensagens e ouvimos músicas de outras cidades. Da mesma maneira, nossa mente é como uma máquina sem fios.

Uma boa pessoa que tenha tranquilidade, equilíbrio e ondas de pensamento elevadas difunde pensamentos de harmonia e serenidade no ambiente. Esses pensamentos viajam com muita rapidez em todas as direções e entram nas mentes das pessoas produzindo sentimentos iguais de harmonia e serenidade.

Entretanto, quem tem a mente egoísta, repleta de inveja, ódio e vingança difunde pensamentos negativos que entram nas mentes das pessoas, suscitando nelas pensamentos iguais de desarmonia e conflitos.

O pensamento é uma força dinâmica como a gravitação, coesão e repulsão. Ele viaja, se move e cria. Tem um poder incrível. Pode transformar a mentalidade das pessoas. Pode curar e ajudar.

Como o pensamento se difunde

Se atirarmos uma pedra no meio de um lago, ela produzirá uma sucessão de ondas concêntricas que se propagarão ao redor do ponto da queda da pedra.

Similarmente, quando um pensamento, bom ou ruim, cruza a mente de uma pessoa, origina vibrações na atmosfera mental, vibrações que viajam em todas as direções.

Você pode mover o mundo através do poder do pensamento

O pensamento possui enorme força e pode ser transmitido de pessoa a pessoa. A todo instante estamos cercados por um oceano de pensamentos. Nós absorvemos alguns e outros nós rejeitamos, pois cada um de nós tem o seu mundo de pensamentos. Pensamentos semelhantes se atraem mutuamente.

Pensamentos são sólidos como pedra

Os pensamentos são como coisas vivas. Possuem peso, forma, tamanho, estrutura, cor, qualidade e poder. Um iogue, através de meditação e de clarividência, pode ver os pensamentos.

Por exemplo: a cor de um pensamento espiritual pode ser amarela, azul ou violeta. A de um pensamento de ódio ou raiva é vermelho escuro, a de um pensamento egoísta é marrom e assim por diante.

(Se quiser saber mais sobre isso, leia o livro “Formas de pensamento”, de A.Besant e Leadbeater . Ed. Pensamento)

Quanto mais forte for o pensamento mais rapidamente ele frutifica. Se focalizar o pensamento em determinada direção, com determinação, poderá alcançar o efeito desejado.

Da mesma maneira que você entrega um objeto a uma pessoa, pode também dar um pensamento útil e poderoso a ela.

Pensamentos são como mensagens de rádio

Quem alimenta pensamentos de maldade, inveja, raiva prejudica os outros, porque seus pensamentos e sentimentos são transmitidos, como as mensagens radiofônicas, através do éter e captados por aqueles quem tenham a mente receptiva a essas vibrações.

Como o pensamento se move com uma velocidade incomensurável, os que cultivam pensamentos bons ajudam os outros quer estejam pertos ou mesmo longe.

Se seus pensamentos forem nobres, compassivos, altruísticos colocarão em vibração todas as mentes que tenham afinidade com a sua. Aqueles que parecem com você recebem os pensamentos que você projetou e enviam pensamentos semelhantes para você.

Dessa maneira, sem nem saber desse seu trabalho invisível, você estará pondo em movimento forças positivas que operam em conjunto, eliminando os pensamentos negativos e egoístas gerados pelas pessoas maldosas.

O pensamento é uma força útil

O pensamento é uma força refinada e, quanto mais puro e positivo ele for, mais poder ele tem.

Assim como você exercita seu corpo para manter a saúde física, praticando hatha yoga, pilates, ginástica, natação, você precisa manter a saúde mental, pela transmissão de ondas corretas de pensamento, alimentando-se de maneira saudável, evitando vícios, mudando de estado de ânimo, relaxando a mente pelo cultivo de pensamentos bons e treinando o hábito de estar alegre e de bom humor apesar de…

Cada pessoa tem uma maneira diferente de pensar e compreender

Da mesma maneira que o rosto e a voz de um indivíduo diferem de um outro, cada um tem uma maneira própria de pensar, de compreender e seu próprio modo de agir.

Daí o motivo de ocorrerem muitos conflitos e brigas entre amigos e familiares. Por não entendermos exatamente os pontos de vista dos outros, muitas vezes, num minuto, podem acontecer mal entendidos entre nossos relacionamentos.

Para haver harmonia, compreensão e amizade entre nós, precisamos sintonizar-nos com as vibrações mentais dos outros. É importante dissolver os pensamentos egoístas, de ressentimentos que encobrem a compreensão como nuvens escuras, causando confusões mentais.

Como conservar a energia do pensamento

A Física nos explica pelo termo “força da orientação”, que apesar de haver uma massa de energia, a corrente não flui . É necessário que a energia seja ligada ao circuito e somente então a corrente elétrica fluirá através da “força da orientação”.

Desse modo, a energia mental, que foi mal direcionada e dissipada por vários pensamentos negativos e inúteis, deveria ser conduzida para canais espirituais através de pensamentos e sentimentos elevados.

É importante aprender a purificar a mente, limpando as emoções negativas, a raiva, os sentimentos de culpa e mágoas. Assim como esvaziamos um copo de água para enchê-lo novamente de água fresca, precisamos esvaziar a mente dos pensamentos inúteis e negativos para preenchê-la de pensamentos nobres, adquirindo uma nova força mental.

Esse assunto é bem amplo e vamos continuar nos próximo artigos explicando mais sobre o Poder do Pensamento para que você aprenda a aplicar essas leis para ser mais feliz e realizado. Fique em paz! Namastê! Deus em mim saúda Deus em você!