Por que não consigo parar de mentir e tenho dificuldade de expressar meus sentimentos?

por Eduardo Ferreira Santos  

"Há dias estou com esta dúvida: não consigo dizer a verdade aos meus pais quando se trata de mim, fico com uma vergonha imensa de falar a verdade, então recorro à mentira. Sei que é errado e até tento dizer a verdade, mas não consigo, porque penso sempre que vão ficar com raiva de mim. Toda vez que faço algo que eles não gostam, eles se "decepcionam", aí fico muito confusa. Já nem sei mais o que dizer… tenho dificuldade de expressar meus sentimentos"

Continua após publicidade

Resposta: Mentir pode se tornar um mal hábito ou mesmo um transtorno psiquiátrico chamado MITOMANIA, que se caracteriza por mentiras compulsivas e incontroláveis que obrigatoriamente levam a mais mentiras, fechando um circuito neurótico sofrível.

No seu caso, pare ser uma situação PONTUAL em que você se sente constrangida em contar a verdade aos seus pais, não?

Sendo assim, o que me ocorre é que talvez eles tenham um tanto de responsabilidade nesse seu ato por não saberem compreeendê-la e ajudá-la em suas dificuldades. Talvez sejam exigentes demais e isso a amedronta, inibindo-a e gerando esse hábito que pode mesmo se tornar generalizado.

Por outro lado, a adolescência leva mesmo a certos comportamentos ainda meio infantis e a dualidade entre a criança e a mulher que existe em você pode lhe deixar confusa até em relação aos seus próprios sentimentos.

Continua após publicidade

Algo que talvez possa ajudá-la, é começar a contar a verdade em pequenas situações, aquelas que não gerem estresse e, aos poucos, ir se abrindo mais e ganhando a confiança de seus pais.