Por que a prática de esportes traz disciplina ao jovem

por Renato Miranda

Fizeram-me a seguinte pergunta: É possível que a prática esportiva auxilie na disciplina dos jovens?
Resposta rápida: sim!

Continua após publicidade

No entanto, é preciso primeiro reconhecer que o esporte é um meio possível para auxiliar na formação de uma personalidade disciplinada. Isso não quer dizer que seja algo garantido como: basta praticar algum esporte e numa mágica a questão estará resolvida.

Não é bem assim. É possível desde que a prática do esporte, e aqui especialmente, estamos a falar da prática continuada em regime de treinamento e principalmente durante a adolescência, seja realizada sob orientação de um ou mais profissionais de alta qualidade.

Além disso, essa prática deve ser preferencialmente em uma instituição também reconhecida pelo seu valor na tradição esportiva de excelência. Aí sim, se pode dizer que o esporte é um grande aliado na formação de jovens disciplinados.

Considerando tais pré-requisitos uma rica jornada de experiências se iniciará na vida dos jovens. Muito se fala sobre a importância de estabelecimento de limites comportamentais e de ações dos jovens por educadores de um modo geral e pais.

Continua após publicidade

No esporte, mesmo em tenra idade, jovens aprendem que há uma tradição a seguir, consagrada por regras e comportamentos que atravessam os séculos e com isso as vontades individuais são reguladas mediante regras e condutas.

Judô: lições de disciplina

Em exemplo, podemos citar o caso do judô. Logo nos primeiros treinos os jovens aprendem que não poderão sentar de qualquer maneira no tatame para descansar, que não vencerão de qualquer maneira e é preciso dedicação constante para aprender os golpes.

Continua após publicidade

No esporte coletivo, também podemos dar alguns exemplos simples, mas que têm um importante impacto na vida dos jovens, como aprender a reconhecer o erro (exemplo goleiro no futebol), se esforçar em benefício do companheiro (exemplo, o jogador no vôlei que se sacrifica em defender uma bola a fim de facilitar o trabalho do levantador) e outros.

De uma maneira geral, em qualquer esporte, seja individual ou coletivo, independentemente da modalidade, fatores universais da disciplina estarão presentes como: pontualidade, assiduidade, respeito, companheirismo, dedicação, auto-avaliação e mérito.

Mas, afinal, como através do treinamento esportivo pode-se aventar que essa dita disciplina emergirá na formação dos jovens?

Em síntese, por que a avaliação no esporte tem um caráter sumário e público. Ou seja, os jovens aprendem rapidamente que se não seguirem ou procurarem preencher a lacuna dos fatores universais ditos acima fracassarão sempre que forem colocados à prova, ou seja, em competição.

Esporte impõe mérito pela disciplina

É notório que jovens que praticam esportes querem competir e vencer. No entanto, isso só será possível em um regime disciplinado. Não sendo assim não terão sucesso. O esporte impõe o mérito pela disciplina. Ou seja, ninguém fica forte sem treinos árduos, ninguém entra em plena forma física sem treinamentos rigorosos, não é possível desenvolver habilidades técnicas sem treinos exaustivos e incontáveis.

Por outro lado, só é possível executar as táticas em alto nível a partir de inúmeras vivências e, finalmente, os jovens aprenderão que sua força mental e controle emocional serão frutos de muita persistência e tempo de exposição às mais variadas tensões e emoções.

Outro detalhe é que tais características não são características únicas do esporte, com as devidas adaptações e observação das diferenças, a música, a arte e cultura de um modo geral são aliados no auxílio para a formação disciplinada. Tal disciplina está relacionada à liberdade de escolhas, maturidade e desenvolvimento pleno recheado de ricas experiências de vida.