Aula de manicure: cuidados para evitar unhas quebradiças

por Sonia Corazza

Sempre é bom lembrar que qualquer alteração de textura, coloração, resistência e flexibilidade são os pontos básicos para saber se as unhas estão perdendo suas propriedades vitais. Além disso, a má formação e mudança na espessura são características de unhas lesadas.

Continua após publicidade

Cor e aparência indicam o estado de saúde de sua unha

A primeira atitude para cuidar bem das suas unhas é avaliar a saúde das mesmas. Coloração acastanhada, negra ou azulada pode ocorrer por ação de drogas como antibióticos e AZT. Já as linhas brancas transversais(linhas de Mess) podem aparecer em pessoas sob tratamento poliquimioterápico. A coloração avermelhada se deve a químicos como fenolftaleína e azatriopina. Onicóliseo, ou descolamento da unha, é decorrência, por exemplo, do uso de isotretinoina via oral. Linhas de Beau, que são as depressões transversais da lâmina ungueal, são devidas também ao uso de antibióticos como tetraciclina e até isotretinoina.

Removedor de esmaltes, mitos e verdades

O ideal é que as unhas fiquem pelo menos 24 horas a cada 7 dias sem nenhuma película oclusiva, como os esmaltes, sobre sua superfície. Isso porque são formadas de partes distintas: raiz, lâmina, dobras laterais e borda livre. A lâmina é formada preponderantemente de queratina, uma proteína complexa, formada por cerca de 20 amino ácidos, responsável pela resistência, impermeabilidade à água e elasticidade. Se a lâmina de queratina das unhas estiver sempre recoberta por esmaltes formulados com solventes orgânicos, esses desestruturarão a formação de aminoácidos causando a perda dessas propriedades vitais. Com isso as unhas se tornarão frágeis, quebradiças e ressecadas.

Continua após publicidade

Qualquer “removedor” de esmaltes irá também remover alguns componentes vitais para a saúde das unhas. Porém, se o uso se restringir ao semanal, seguido de uma hidratação especifica, poderá minimizar os danos causados pelos solventes contidos no produto removedor. Procure massagear diariamente a área da lâmina das unhas e também a cutícula com cremes contendo d-pantenol, a pro-vitamina B, que evitam a perda da umidade natural dessas regiões.

Limpeza e corte

As escovas de cerdas macias conseguem arrastar as sujidades e impurezas escondidas abaixo da lâmina das unhas, evitando a contaminação com micro-organismos nocivos. É muito saudável manter uma escova no banheiro, dentro do box para complementar o banho diário. Introduzir essa rotina de cuidados é fácil e rápido e vai contribuir para a saúde e boa apresentação das unhas.

Continua após publicidade

Mergulhar as unhas em sabonete líquido neutro diluído em água morna acelera o processo de higiene e limpeza das unhas. Se o sabonete contiver agentes antimicrobianos, como triclosan ou óleo essencial de melaleuca alternifolia, melhor ainda!

Respeitar o formato de cada unha é vital, mantendo-as levemente arredondadas nas extremidades para evitar a quebra, essa é a regra básica. O comprimento máximo também não deve exceder 5 milímetros além da parte aderida na pele.Assim se mantém as propriedades mecânicas e se evita a quebra e descamação das unhas.

Para minimizar os riscos de quebra das unhas o ideal é diminuir o atrito mecânico das mesmas e manter o nível de hidratação na queratina. O uso de lixas metálicas e um bom creme contendo óleos vegetais, principalmente de oliva ou manteiga de karité, associados a vitaminas como a mencionada pro-vitamina B5 ( d-pantenol), é a melhor combinação de atitudes.

Bons hábitos para as unhas

Complementarmente é importante sempre sublinhar que uma dieta equilibrada, rica em proteínas e aminoácidos como peixes, frutos do mar, vegetais escuros e derivados lácteos abastece o sangue de agentes nutritivos que colaboram para a boa formação e manutenção das unhas.

E também adotar luvas de borracha para as atividades caseiras de lavar louças ao usar produtos domisanitários potencialmente agressivos (como produtos para limpeza doméstica contendo dodecil benzeno sulfonato de sódio).Isso evita o contato com agentes perigosos, que roubam a umidade natural e desestruturam a cobertura protetora das unhas.