Será que sou vítima de assédio espiritual?

por Roberto Goldkorn

Já se falou muito em assédios sexual e moral. Mas poucos falam de assédio espiritual. As razões são fáceis de serem entendidas. O universo espiritual é inefável, invisível e incomensurável. Não pode ser avaliado por instrumentos conhecidos, nem tem uma forma universal, uma vez que apesar de ser uma preocupação ancestral do homem é permeado pela cultura, e esta só serve aos interesses da elite que controla o poder.

Continua após publicidade

Apesar de nebuloso, esse tema é muito antigo, diria mesmo tão antigo quanto o ser humano, e tão universal quanto ele. A crença no mundo invisível, mobilizou multidões e remodelou inúmeras vezes a geografia humana do planeta. Quando o Messias do Cristianismo disse, "o meu reino não é desse mundo" estava se referindo a esse Universo, ainda misterioso, mas profundamente atuante no plano físico.

No início de minha carreira, há cerca de trinta anos, minha motivação era ajudar as pessoas a lidar com as más influências que provinham desse mundo de seres invisíveis e muitas vezes terríveis. Minha motivação? Eu mesmo havia tido a minha vida profundamente abalada por uma intervenção do mundo espiritual, mediada naturalmente por um operador, um intermediário que cruzou nefastamente o meu caminho.

A partir daí, estudei muito, e busquei conhecimento em muitos lugares, e sem ter tempo de me preparar previamente, fui amadurecendo à medida em que enfrentava os combates muitas vezes assustadores.

Hoje praticamente não me ocupo mais dessas manifestações, mas vira e mexe aparece alguém que me pede ajuda. Portanto, embora eu não atue mais como atuava, o assédio continua a fazer vítimas, e há pouca gente especializada e confiável a quem recorrer. O famoso filme O Exorcista mostra um exemplo extremo de assédio espiritual, mas felizmente os assédios mais comuns não chegam a ser tão dramáticos assim, nem causam tamanho estrago.

Continua após publicidade

Tecnicamente falando podemos colocar na categoria de assédio espiritual, as possessões, as obsediações, os chamados 'encostos' e outros fenômenos mais raros, dos quais não vamos falar aqui. Para dar apenas um exemplo visual do que sejam 'obsessões', basta assistir a uma sessão de 'descarrego' de um desses templos evangélicos, se aqueles casos mostrados fossem verdadeiros, o que é muito pouco provável.

Naturalmente difícil de diagnosticar, pois a grande maioria dessas ocorrências se circunscreve à esfera psíquica e não na espiritual, mas mesmo quando a manifestação é psíquica, podemos eventualmente estar diante de uma origem espiritual. Por isso trato das queixas de assédio dos meus clientes com extrema cautela, levando a sério todos os relatos, mas tentando julgar (correndo o risco de errar é claro) onde é um fenômeno onde é outro.

Para efeito de orientação criei para os meus clientes uma espécie de 'cartilha' onde de forma preliminar (e incipiente) eles podem fazer uma avaliação mais realista do que lhes está acontecendo.

Continua após publicidade

Vou reproduzi-la resumidamente aqui, para quem sabe ser útil a algum leitor.

Sintomas de provável assédio espiritual

Só caracteriza assédio se ocorrerem mais de um no mesmo período:

1- Pesadelos constantes com os seguintes motivos: cemitério, água suja, lodo, atoleiro, sangue, sujeira, correntes, caveiras, lugares escuros e sombrios, onde o sujeito se encontra perdido e em pânico. Tendo como personagem um homem de estatura alta, de botas pretas, vestido de negro, ou com o corpo coberto de pelos, em posição ameaçadora, ou buscando contato sexual, em forma de estupro.

2- Desejo de abandonar tudo, de sumir, de ir embora de casa, bater a porta e sair sem rumo. Sensação de estar cercado, sem que haja uma razão concreta para isso.

3- Mudança brusca de humor, acompanhada de surtos de pânico ou ira, seguido de arrependimento e crises de choro.

4- Ocorrência (inusitada) de roubos, furtos, perdas de dinheiro, inexplicáveis, de forma sistemática em curto espaço de tempo.

5- Ocorrência de pequenos acidentes domésticos ou na rua com o carro. Na maioria dos casos a distração ou uma ausência momentânea pode ser a causa aparente. É muito comum quedas na rua onde a sensação de ter 'sido empurrada pelas costas é muito real'.

6- Pane em aparelhos eletroeletrônicos. Lâmpadas que queimam sistematicamente, microondas novo que pifa, televisão que explode, e assim por diante (também, de forma sistemática e em curto espaço de tempo).

Há outros 'sintomas' que reluto em colocar nessa lista por serem muito óbvios de estados mentais alterados e alucinações, como 'ouvir vozes', 'ver vultos', sentir 'presenças', sentir cheiros estranhos (velas, terra molhada, etc).

Mas se conseguirmos afastar a possibilidade de desequilíbrio psíquico, podemos estar diante de sintomas de assédio espiritual.

Sei que por mais ressalvas que faça, e avisos aos navegantes, os religiosos vão brandir as escrituras e os céticos vão mandar eu estudar mais. Estou tristemente acostumado a essas invectivas, Mas ainda que relutante, escrevo para aqueles que podem estar sendo vítimas desse tipo de assédio, e não sabem do que se tratar e como agir.

Para uma orientação sumária, costumo fazer algumas perguntas e tentar respondê-las:

1) Qual o motivo para essa pessoa estar sendo atacada ou assediada?
2) Quem poderia ter feito ou encomendado o 'serviço'?
3) Qual a 'arma' ou veículo do 'crime'?

Essas questões podem ser atinadas através de uma anamnese (recordação) bem-feita ou com a ajuda de outros recursos (hipnose por exemplo) ou pessoas com dotes especiais.

Os contra-ataques como chamo, serão estabelecidos como uma estratégia específica para cada pessoa, dependendo da natureza do ataque, do veículo e de outras variáveis.

Mas, ao longo desses anos, principalmente nos momentos de perplexidade e insegurança, duas frases vêm ao meu socorro e tem me auxiliado a auxiliar as vítimas.

Dou-lhes de presente e espero que possam ser tão úteis para vocês, quanto foram para mim e para tantos que pude ajudar.

"Se você não convidar Deus para vir a sua casa no verão, não espere que Ele venha lhe visitar no inverno de sua vida."
Paramahansa Yogananda
"Os demônios se alimentam do medo, os deuses da oração."
Yogakrishnanda (Molinero)