Por que meu chefe é arrogante e mal-educado?

Por Rosemeire Zago

“Gostaria de saber por que o chefe do departamento em que trabalho ao chamar a atenção, menospreza as pessoas, chamando-as  sempre de incapacitadas para determinado serviço. Dá a entender que nenhum ser humano, a não ser ele, tem capacidade para o serviço. Isso faz com que fiquemos com baixa-estima diariamente.”

Continua após publicidade

Resposta: Não podemos saber exatamente os motivos que o faz agir assim, podemos apenas levantar hipóteses, mas que nada irão adiantar, o importante é você controlar o que o comportamento dele provoca em você.

O mais comum em pessoas que agem dessa forma é a falta de autoconhecimento e inteligência emocional; como também demonstra uma total falta de respeito para com seus colaboradores. O mais indicado é você não se permitir se contaminar com as atitudes dele. Sei que isso não é fácil, mas é possível. Tenha consciência de sua capacidade e que está fazendo o seu melhor. Independente de ele agir de uma maneira inadequada, você pode aproveitar e repensar sobre o que ele alega, procurando entender o que ele espera de você. Se a situação se tornar insuportável, se é que já não está, procure conversar com ele, explicando como as atitudes dele interferem na qualidade de seu trabalho, caso isso esteja ocorrendo.

Meu diretor é muito fechado, como buscar uma aproximação?
Gostaria de ouvir sua sugestão de como devo lidar com meu superior (diretor). Ocupando um cargo de gerência, e há mais de 15 anos nesta empresa, já tentei diversas abordagens: já fui direto, já procurei demonstrar no trabalho que estou comprometido com ele, já fiquei na minha e me afastei, procurando dar-lhe espaço para se aproximar, etc… Ele chega pela manhã, se fecha em sua sala e esquece do mundo. O que fazer?

Resposta: Creio que diante de suas tentativas sem sucesso, o mais indicado é você fazer sua parte, ou seja, cumprir com suas tarefas profissionais. Algumas pessoas são mais reservadas em seu ambiente de trabalho e isso deve ser respeitado, não acha? Mas se o fato de ele agir dessa forma impede ou compromete seu trabalho, procure ter uma conversa honesta com ele, expondo seu ponto de vista e ouvindo o dele.

Continua após publicidade

Sou secretária e meu chefe está interessado em mim e eu nele.
Mas tenho receio, a empresa tem outros funcionários. É perigoso me envolver num relacionamento com ele? 
  
Resposta: Cada situação deve ser analisada com muito cuidado levando em consideração todos os riscos que porventura poderão surgir no futuro. Você já pensou nisso? A empresa se opõe a relacionamentos entre seus colaboradores?  Você o conhece o suficiente para saber se está realmente interessada na pessoa que ele é ou você o conhece apenas profissionalmente? Procure conhecê-lo um pouco mais fora da empresa, caso isso seja possível, e conversem muito sobre o assunto que a preocupa. Mas todo cuidado deve ser tomado, considerando todos os riscos de sua vida profissional.

ATENÇÃO!
As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam e como sendo um atendimento