Falta de concentração pode pôr todo um trabalho a perder

por Renato Miranda

Escrevemos anteriormente (clique aqui), sobre os fatores internos que distraem e prejudicam a concentração, hoje trataremos sobre os fatores externos. É bom lembrar que embora o texto vislumbre o esporte, se fizermos adaptações e comparações com a vida cotidiana, descobriremos muita coisa em comum.

Continua após publicidade

Já dissemos que mesmo reconhecendo a importância da concentração muitas vezes, a distração invade a nossa mente e todo nosso esforço para adquirirmos condições para um bom desempenho vai por água abaixo.

Manter o foco

É muito comum escutarmos de atletas, treinadores e comentaristas esportivos a expressão “manter o foco”. Nada mais é do que a manutenção da concentração pelo tempo que for necessário para o desempenho das funções em alta qualidade. A perda da manutenção do foco (foco de atenção) frequentemente ocorre por distrações diversas, sejam de origem internas ou externas.

As distrações externas são mais observáveis em atletas amadores, mas, atletas profissionais também são acometidos por esse fenômeno. Abaixo uma síntese daqueles mais citados em estudos e pesquisas na área de psicologia do esporte.

Continua após publicidade

Distrações externas

Distrações visuais e auditivas

Estímulos visuais e auditivos que não importam diretamente para o desempenho do atleta, podem servir como estímulos de distração e afastá-lo de seus objetivos de rendimento. Características desconhecidas pelo atleta do ambiente esportivo, artefatos utilizados por torcedores, barulho da torcida, das pessoas em torno do ambiente esportivo, reclamações de colegas e adversários durante as ações são, por vezes, causadores da perda momentânea da concentração.

Continua após publicidade

Informações inadequadas dos treinadores: situações que ocorrem no esporte nem sempre são analisadas por jornalistas esportivos e especialistas. Entre essas destacamos as informações dadas pelos treinadores ao atleta para orientar ou reorganizar (feedback) seu comportamento. A maneira de comunicação, a qualidade e o comportamento do treinador podem gerar distrações contundentes na qualidade de manutenção do foco.

Além disso, treinadores que se manifestam demasiadamente durante a disputa esportiva, podem gerar expectativas no atleta em relação à reação emocional dos mesmos ante os acontecimentos, levando-o a distrair-se.

Comportamento dos adversários

As ações intencionais de provocações para distrair os atletas oponentes são inúmeras e podem perturbar a concentração daqueles atletas que não são bem preparados psicologicamente. Entre os mais diversos comportamentos podemos citar: simular faltas, simular lesões, puxar a camisa do adversário, provocações verbais e outros.

Preocupação com a mídia

No esporte profissional a exposição do atleta na mídia, que se convencionou chamar de visibilidade é fator de projeções de futuros bons contratos. No entanto, poderá ser fruto de distrações prejudiciais ao desempenho do atleta.

A presença da mídia no ambiente esportivo pode influenciar negativamente tudo aquilo que o atleta precisa fazer de maneira concentrada, como se ela (a mídia) fosse fator determinante na escolha de suas estratégias de ação. Esse tipo de distração é resumido na frase popular: “Ele faz tudo para aparecer!”.

Portanto, a medida básica de controle da concentração está na orientação do comportamento para a própria tarefa, como se nada mais importasse. Realizar todo movimento, agir constantemente sem pensar nas consequências e naquilo que não tem influência direta no desempenho. Basta imaginar o quanto é irrelevante um xingamento provocativo de um adversário se você não entende o idioma de quem o pronuncia.