Psicoterapia pode ser realizada tanto por psicólogos como psiquiatras?

Por Dr. Joel Rennó Jr.

Resposta: Há diversas linhas de psicoterapia, incluindo a cognitivo-comportamental, psicanálise, junguiana, psicodrama, entre tantas. Há Sociedades ou Associações oficiais responsáveis pela formação do terapeuta, seja ele um psiquiatra ou psicólogo. Há escolas, como a psicanalítica, que não exige que a pessoa tenha formação em psiquiatria ou psicologia, como pré-requisito para fazer o curso de formação de psicoterapeuta. Portanto, mesmo quem não é médico ou psicólogo, pode vir a exercer a função de psicoterapeuta, desde que tenha feito a sua formação nesta área de especialização.

Continua após publicidade

“Comportamento bipolar e mudanças de humor inesperadas são a mesma coisa?”

Resposta: O transtorno bipolar, que atinge cerca de 1,5% da população, é uma doença crônica que se caracteriza pela alternância de humor. Episódios de euforia (mania) se alternam com os de depressão, havendo períodos de normalidade. Com o passar dos anos, os episódios repetem-se com intervalos menores, havendo variações e existindo até casos em que a pessoa tem apenas um episódio de mania ou depressão durante a vida. Há evidências científicas sobre a importância dos fatores genéticos envolvidos.

Quando o tratamento correto não é realizado, há prejuízos diversos na qualidade de vida das pessoas e até dos familiares envolvidos.

A euforia (ou mania) é um estado de exaltação do humor, com aumento de energia, agitação, idéias de grandeza e discurso acelerado. Nestas situações, a capacidade crítica do indivíduo está comprometida. Por isso, as informações e ajuda dos familiares são vitais.

Continua após publicidade

“É possível suspender remédios que tratam do transtorno bipolar?”
É possível suspender os remédios que tratam do TAB como Carbolitium, visto que não tenho apresentado os sintomas há pelo menos 2 anos?

Resposta: Não. Hoje, infelizmente, a medicina ainda não possui uma cura definitiva para o transtorno bipolar. Temos bons medicamentos que controlam os sintomas. Acho arriscado uma suspensão do carbolitium. A chance de recorrência é grande.

“Será que estou com depressão?”
Tive sindrome do pânico e ansiedade. Agora, sinto dores nas costas, na cabeça e vivo pensando só coisas ruins, além de chorar muito freqüentemente. Estou com depressão?

Continua após publicidade

Resposta: A associação de síndrome de pânico e depressão é comum, principalmente nas mulheres. Você deve procurar imediatamente um médico psiquiatra para um diagnóstico correto e preciso.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento