DESTAQUES

Qual psicoterapia é mais indicada para adquirir autoconfiança?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA
Sucesso da terapia depende principalmente da interação entre terapeuta e paciente

por Eduardo Ferreira Santos

"Gostaria de saber como melhorar minha autoconfiança, tenho muito medo de errar, não consigo ficar em um trabalho por conta disso. Vou fazer hipnose condicionativa para ver se melhoro. Será que adianta?"

Resposta: Não há como afirmar categoricamente que esse ou aquele método de psicoterapia é o mais eficiente.

Há uma proposição da Associação Americana de Psicoterapia de defender a chamada Terapia Cognitiva Comportamental como a única aceita cientificamente nos meios acadêmicos, mas isso se deve muito mais ao fato desse método se enquadrar nas propostas estatísticas da Associação do que aos seus resultados propriamente ditos.

No meu entendimento, a questão terapêutica é muito individualizada e depende da interação terapeuta-cliente e da empatia que se estabelece entre ambos.

Nos anos 60, o psicólogo Carl Rogers (criador da Terapia Centrada na Pessoa) publicou um trabalho falando exatamente disso, após estudar mais de mil duplas terapêuticas, independente do método usado, verificou a importância da interação acima de tudo.

Assim, a Psicanálise, o Psicodrama, a Terapia Existencial, a Hipnose... entre tantas outras, só irá produzir resultado se houver uma excelente interação entre o terapeuta e o cliente.

Portanto, não há indicação absoluta. Como cada pessoa é uma pessoa, cada relação terapêutica pode ou não dar resultados.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Suas relações amorosas duram?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.