DESTAQUES

O que fazer quando o psiquiatra não acerta o diagnóstico ou a medicação?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Dificuldade em acertar diagnóstico, pode sinalizar que o problema não seja somente psíquico

por Eduardo Ferreira Santos

"O que será que eu tenho? Qual poderá ser a causa do meu problema? Há três meses comecei a sentir tonturas, tremores, excesso de sono, cansaço fisico, nervosismo, coração acelerado, choro muito. Já fui ao psiquiatra, ele passou medicação, mas não apresentei melhora. Já não consigo nem trabalhar."

Resposta: Os sintomas que você descreve parecem mesmo, a princípio, serem devidos a um quadro agudo de ansiedade, que popularmente é chamado de Síndrome do Pânico.

No entanto, podem ser também, originados em algum fator orgânico, não psiquiátrico, como um problema de tireoide, por exemplo.

Minha sugestão é que você procure um médico clínico, um clínico geral.

Vários problemas hormonais, imunológicos, distúrbios de glicemia podem dar sintomas que, aparentemente têm características psíquicas, mas sua origem não é puramente emocional, embora possam ser acompanhados de manifestações psicológicas.

Insisto: procure um clínico, faça os exames que ele pedir e, depois, procure um outro psiquiatra se for o caso, pois pode ser mesmo que a medicação psiquiátrica indicada não tenha sido a adequada para você.

Acreditar que sintomas desse tipo são puramente psíquicos é um erro comum, portanto, não deixe de ir a um bom clínico primeiro.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.