Focar a mente no momento presente tira ansiedade de querer controlar tudo

por Emilce Shrividya Starling

É importante parar com essa mania de querer controlar tudo. Entender isso é fundamental para parar de sofrer inutilmente, pois a vida é incontrolável. Não se pode mudar os outros, nem os acontecimentos.

Continua após publicidade

A atitude de querer controlar a vida gera ansiedade e depressão. Algumas pessoas acham que tem esse poder de controle e, quando as coisas acontecem de maneira diferente, ou os outros não se comportam como elas queriam, ficam deprimidas e com raiva.

Querem controlar o que os outros vão fazer, querendo impor sua vontade, como se a vida girasse apenas em torno de si mesmas. Tornam-se impacientes, brigam, fazem chantagens emocionais, e acham que vão conseguir dominar os outros, mas o que conseguem é inquietude, nervosismo, doenças físicas e emocionais.

Quem tem esse hábito de ser controlador é controlado pelo ego negativo. Acaba ficando doente, tendo insônia, sentindo culpa por seus insucessos ou por não ser feliz em seus relacionamentos.

Passa a vida relembrando do passado, remoendo lembranças desagradáveis, não aceitando como as pessoas agiram ou falaram. Perde noites de sono repassando na mente o que aconteceu, e assim, fica triste, com angústia.

Continua após publicidade

Quem vive dominado pelo ego negativo não admite que errou ou que possa ter que se modificar. Fica sempre na defensiva e acha sempre que o erro é dos outros, e os culpa até quando ele mesmo erra.

O ego gosta sempre de ter razão, gosta de dar sua opinião e de saber de tudo. Porém, na realidade o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.

Assim, em vez de perdermos esse tempo precioso querendo controlar tudo, precisamos aprender a controlar a nossa mente, controlar nossos hábitos, desenvolver a aceitação, a tolerância, a paciência, a humildade.

Continua após publicidade

Conseguir comandar a si mesmo, vencer o ego e alcançar o autodomínio é o grande desafio de cada dia. É ser um guerreiro como ensina o yoga. Um guerreiro da Luz.

Não um guerreiro que luta contra os outros, ou quer mudar o mundo externo ou as pessoas, mas um herói que vence a si mesmo, que vence a mente negativa.

Dissolve os venenos da mente: a raiva, o ódio, o medo, a inveja, a maldade. Transforma o ego negativo em um ego positivo que pode refletir a luz do Ser interior.

Compreende que, quando se sente superior, arrogante e prepotente, se torna prisioneiro da própria imagem e vive em um mundo de ilusões e tensões.

Não entra mais em competição com os demais,pois percebe que o espírito competitivo faz com o ego cresça, e inevitavelmente, crie conflitos e desarmonias.

Uma pessoa que está evoluindo espiritualmente fica contente com o sucesso do outro e o ajuda a perceber suas qualidades e a brilhar.

A meditação vai lhe libertando desse ego negativo que gosta de controlar tudo. Em vez disso, você passa a controlar seu ego, tornando-o positivo.

Aprenda a sabedoria do silêncio praticando a meditação. Quinze minutos de prática diária, parando seu corpo, observando sua respiração, aquieta corpo e mente e você sentirá os benefícios em sua saúde, em sua atitude interna.

Com o poder mental tranquilo que é o fruto da meditação, você evita reações emocionais excessivas, evita criar conflitos na fala e, simplesmente passa a desfrutar melhor do seu dia a dia. Desenvolve confiança porque sente a sabedoria que vem do Ser interior.

Para conseguir esse autodomínio é muito importante também estar mais focado nas ações cotidianas, observar os próprios pensamentos e escolher pensar positivamente. Desenvolver o apaziguamento com as práticas da hatha yoga, do relaxamento para levar isso para a vida diária.

Quando conseguirmos estar mais concentrados e sem tensão no momento presente, conseguiremos comandar os pensamentos, pois a mente focada no aqui e no agora, é uma mente mais tranquila, sem querer controlar tudo.

Fique atento e não deixe o ego se infiltrar em suas atitudes, em seus relacionamentos.

Evite julgar ou criticar. Em vez disso, desenvolva a compaixão.

Reflita em alguns defeitos dos outros que lhe incomodam e, compreenda que isso é uma projeção daquilo que você não venceu em si mesmo.

Preserve sua paz interior, evitando essa mania de querer controlar o incontrolável. Deixe que cada um resolva seus problemas e concentre sua energia em sua própria vida. Transforme-se para melhor. Fique em paz!